Exclusivo Projeto proíbe desconto salarial por falta durante greve no transporte

A proposta prevê a alteração do artigo 473 da CLT, que trata das hipóteses de interrupção do contrato de trabalho sem prejuízo do salário.

Duarte quer uma mudança na CLT | Assembleia Legislativa do Maranhão/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Duarte (PSB-MA) protocolou uma proposta na Câmara que visa alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para proibir o desconto salarial quando um empregado faltar ao trabalho durante uma manifestação total e evidente de paralisação do transporte público.

A proposta prevê a alteração do artigo 473 da CLT, que trata das hipóteses de interrupção do contrato de trabalho sem prejuízo do salário. De acordo com o projeto de lei, a manifesta e evidente paralisação total do transporte público seria incluída como uma dessas hipóteses, desde que comprovada pela mídia.

Leia Mais

Além disso, a proposta estabelece que a hipótese de falta sem desconto salarial não se aplicaria caso o empregador disponibilize um meio de transporte alternativo ou se o empregado utilize meio de transporte particular habitualmente.

Para o deputado Duarte, a proposta é importante para garantir o valor social do trabalho previsto na Constituição, uma vez que a ausência do empregado não é por livre e espontânea vontade, mas sim em razão de um fato alheio a sua vontade. "É de conhecimento geral que nas ocasiões em que ocorrem greves de transporte público, muitos são os empregados prejudicados em virtude da impossibilidade de se deslocarem até o seu local de trabalho, uma vez que nem sempre é disponibilizado um transporte próprio ou alternativo – sendo até mesmo necessário arcar com os custos de outro meio de transporte", sinalizou. 

A medida pode beneficiar muitos trabalhadores que são prejudicados em virtude da impossibilidade de se deslocarem até o seu local de trabalho durante greves de transporte público, quando não é disponibilizado transporte próprio ou alternativo.

A proposta aguarda tramitação nas comissões competentes antes de ser votada em plenário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES