Rateio do Fundef aos professores chega na Alepi; urgência é solicitada!

O Governo do Piauí ingressou em 2017 com uma ação contra a União, para que fosse realizado o pagamento dos recursos do Fundef.

Rateio do Fundef aos professores chega na Alepi | Ascom | Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sessão plenária na terça-feira, 20 de setembro, na Assembleia Legislativa do Piauí, foram lidas duas mensagens enviadas pelo Poder Executivo, incluindo a que autoriza o pagamento extraordinário do passivo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), a ser pago pelo Governo Federal em 2022, 2023 e 2024, com definição da destinação dos recursos, dos percentuais e critérios para o rateio dos recursos entre os beneficiados.

Sobre a temática, na semana passada, o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, havia informado que a governadora do Piauí, Regina Sousa, garantiu ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte-PI) o repasse de 60% dos precatórios do Fundef aos professores do estado.

Leia Mais

Rateio dos recursos do Fundef será analisado pela Alepi (Foto: Ascom Alepi)O Governo do Piauí ingressou em 2017 com uma ação contra a União, para que fosse realizado o pagamento dos recursos do Fundef que não foram repassados de forma correta para os cofres públicos. O estado chegou a receber uma parcela de R$ 1,6 bilhão, mas questionou na Justiça que o valor devido pela União era maior. A Justiça Federal deu ganho de causa ao Piauí, que aguarda que os repasses de fato sejam efetivados ao tesouro estadual.

Líder do Governo na Assembleia, o deputado Francisco Costa (PT) pediu urgência na análise da mensagem, assim como na que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional com fonte de recursos oriundos de cancelamento de restos a pagar referentes às operações de crédito junto ao Banco do Brasil e ao Banco Itaú, também encaminha e lida na Casa Legislativa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES