Reajuste do valor do Bolsa Família só será discutido em 2024, diz W. Dias

Atualmente, o valor médio do benefício pago em todo o Brasil é de R$ 688,97

Reajuste do valor do Bolsa Família só será discutido em 2024, diz W. Dias | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, anunciou que o governo só iniciará as discussões sobre o reajuste nos valores do Bolsa Família no ano de 2024, visando a elaboração de uma proposta para o projeto de orçamento de 2025. Atualmente, o benefício médio pago em todo o Brasil é de R$ 688,97, beneficiando 21,45 milhões de famílias em todo o país.

Durante uma coletiva de imprensa realizada após a cerimônia que comemorou o vigésimo aniversário do Bolsa Família, ocorrida na última sexta-feira (20), Dias explicou que o reajuste do benefício será calculado levando em consideração variáveis como o custo dos alimentos, o salário mínimo, o câmbio e o valor do dólar.

“O valor que repassamos para cada família leva em conta vários fatores. Do ponto de vista da referência do valor do pagamento, levamos em conta o custo do alimento, levamos em conta a própria política do salário-mínimo, temos fatores vinculados à inflação, vinculados à moeda, o câmbio. Ou seja, o valor que repassamos para cada família leva em conta vários custos, mas ali no começo do ano (que vem) vamos tratar disso. O presidente Lula de um lado é muito sensível e são as prioridades para os mais pobres, mas também ele trabalha com muita responsabilidade fiscal. (…) Em dois mil e vinte e quatro é que vamos tomar essa decisão”, disse. 

Em meados de julho, surgiu a discussão no governo a respeito da possibilidade de aplicar um aumento de 4% no benefício para o próximo ano. A ideia era incorporar essa proposta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) destinado a 2024, o qual foi submetido pelo Executivo ao Congresso Nacional em 31 de agosto.

Contudo, o mencionado aumento não foi incluído na proposta enviada ao legislativo federal. O Secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, esclareceu que a ausência desse reajuste para o próximo ano não significa que o programa não seja uma prioridade do governo.

Em entrevista à CNN em setembro, ele disse que, “nas próximas janelas de oportunidade, com abertura de espaço fiscal, outras demandas podem ser reavaliadas”.

(Com informações da CNN Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES