Reeleição acaba, mas não agora: Marcelo Castro explica quando!

Ele especificou que a implementação das novas regras não afetará os políticos eleitos em 2024 e 2026, que ainda estarão sob as normas atuais.

Marcelo Castro é senador pelo Piauí | Reprodução/Facebook/CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante uma recente entrevista à Rádio Senado, Marcelo Castro (MDB-PI), que é o relator do projeto para um novo Código Eleitoral e também responsável pela iniciativa que visa eliminar a possibilidade de reeleição, destacou aspectos importantes de sua proposta. Segundo ele, as mudanças sugeridas, se aprovadas, começarão a aplicar-se apenas a partir das eleições de 2028, sem afetar as duas eleições imediatas.

Ele especificou que a implementação das novas regras não afetará os políticos eleitos em 2024 e 2026, que ainda estarão sob as normas atuais. A partir de 2028, prefeitos terão mandatos de cinco anos, seguidos por governadores e presidentes em 2030, que também passarão a ter mandatos de cinco anos.

Leia Mais

Em relação às mudanças propostas, Castro apresentou três Propostas de Emenda à Constituição (PECs), todas visando estabelecer mandatos de cinco anos para a maioria dos cargos eletivos, com a exceção dos senadores, que teriam mandatos de dez anos. Essas propostas diferem principalmente quanto à sincronia entre as eleições gerais e municipais.

O senador do Piauí enfatizou a apresentação dessas três PECs como uma forma de avaliar o posicionamento dos outros senadores sobre a questão, reconhecendo que apenas uma delas será eventualmente aprovada. Todas as propostas têm em comum o objetivo de acabar com a reeleição para prefeitos, governadores e presidentes, além de uniformizar o tempo de mandato para esses e outros cargos públicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES