Regina Sousa lança laboratório de estudos de violência contra a mulher

A Secretaria de Segurança já vem intensificando o combate à violência contra a mulher. Em 2015, implantou, na Polícia Civil, o núcleo investigativo de feminicídio.

Regina Sousa | Paulo Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí, por meio de uma parceria entre a Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Estado do Piauí (CEPM) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado o Piauí, lançou nessa segunda-feira, 8, no Palácio de Karnak, o laboratório de estudos sobre a violência contra a mulher “Elas Vivas Lab”. 

O laboratório vai reunir e analisar os dados estatísticos da Secretaria de Segurança do Piauí, incluindo os sistemas SINESP, PPE, SISMVI e Salve Maria, junto à CEPM para que seja feito um diagnóstico sobre a violência contra a mulher e, a partir daí políticas públicas para combater a violência contra a mulher sejam melhor implementadas. 

governadora Regina Sousa disse que vamos ter dados diferenciados acerca da violência sobre a mulher. “No Brasil inteiro a gente também não tem dados consistentes. O que a gente encontrar na Segurança, na Saúde e em outros órgãos pode ser usado para unificar tudo”, afirmou a gestora. 

Lançamento laboratório sobre estudos da violência contra mulher (Paulo Barros)

Leia Mais

Segurança intensifica o combate à violência contra a mulher

A Secretaria de Segurança já vem intensificando o combate à violência contra a mulher. Em 2015, implantou, na Polícia Civil, o núcleo investigativo de feminicídio. Mas com o Elas Vivas Lab, o trabalho será ainda mais específico. “Já há dados sobre isso, mas são descentralizados. E agora o observatório vai fazer um diagnóstico sobre o perfil das vítimas, territórios onde ocorrem mais crimes, as raças, etc. Para desenvolver políticas, precisamos conhecer melhor o cenário.”, afirmou Zenaide Lustosa, coordenadora da CEPM, durante a solenidade. 

O “Elas Vivas Lab” será localizado na sede da Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Estado do Piauí (CEPM).  Em até 45 dias, a CEPM editará portaria disciplinando o funcionamento do laboratório. 

O laboratório também vai promover o intercâmbio com as instituições de ensino superior a fim de aprimorar políticas de enfrentamento a violência contra a mulher e servirá como mecanismo de controle da participação social. 

O coordenador de Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado João Marcelo, explica que os dados sobre a violência contra a mulher já existiam por meio do Secretaria de Segurança, mas com o laboratório, a qualidade dos dados será elevada a outro patamar. “É um laboratório inter sensorial, que irá guiar a partir de agora todas as políticas de prevenção e combate ao femincídio e outras agressões à mulher”, afirmou o gestor. 

A CEPM poderá ainda formar termo de cooperação técnica com outros órgãos ou instituições públicas e da sociedade civil para a coleta de dados e auxílio de políticas públicas.  

O coronel Rubens Pereira, secretário de Segurança, ressaltou que dados da Secretaria explica quais as motivações que levam à violência contra a mulher, e por isso a importância de analisar os dados. Ele disse ainda que quanto mais informação, melhor, inclusive com outros entes federativos. “É importante a participação também dos municípios, com o envio de dados locais”, comentou. 

 

...



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES