Representantes dos estados criticam suspensão do novo ensino médio

O documento final do debate será levado por escrito à próxima audiência pública sobre a suspensão do cronograma — prevista para a próxima terça

Representantes dos estados criticam suspensão do novo ensino médio | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Debatedores ouvidos pela Comissão de Educação (CE) ,na última quinta-feira (20), criticaram ato do Ministério da Educação (MEC) que suspende por 60 dias o cronograma de implementação do novo ensino médio. Os representantes de conselhos estaduais e municipais de educação reiteraram que a reforma do ensino médio já é realidade. A audiência pública atendeu a requerimentos dos senadores Esperidião Amin (PP-SC) e Flávio Arns (PSB-PR), que presidiu o debate.

A medida atinge todo o cronograma da reforma, afetando distribuição de livros, execução da base curricular e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros aspectos. Mas a suspensão só valerá após o fim de consulta pública iniciada em 8 de março pelo MEC. A consulta busca escutar a sociedade e especialistas para subsidiar futuras decisões da pasta sobre o novo ensino médio. A consulta durará 90 dias, mas pode ser prorrogada.

Esperidião Amin compartilhou sua experiência como secretário de Educação em Santa Catarina na década de 1970 para argumentar que o governo deve ouvir os gestores estaduais.

— A portaria anuncia a suspensão do cronograma antes (do final) da consulta. Então, do ponto de vista do bom senso, é uma falta. Isso tudo poderia ser amenizado se o ministério tivesse se reunido com secretários de estado e discutido essa questão. O "prestador de serviços" do novo ensino médio, por excelência, são os estados. Eu também já fui secretário de estado da Educação — disse o senador.

Representantes dos estados criticam suspensão do novo ensino médio - Foto: Reprodução/TV Senado

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, esclareceu que os prejuízos que a suspensão causa no ensino nas escolas e na elaboração do Enem são diferentes.

— Temos um prazo bastante exíguo para apresentar o novo Enem, em 2024. Um ano e meio não é muito tempo para estruturar a matriz, testar os itens... Lá na frente, teremos criado outro problema (...). Mas no cronograma da implementação da reforma, no ponto de vista prático, não muda nada. Não tenho como suspender a implementação de algo que está acontecendo, no meio do ano letivo. Não tenho nenhum outro currículo para colocar no lugar — disse Vitor.

As críticas foram complementadas pelo presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), Ricardo Tonassi Souto, que apresentou panorama da implementação da reforma nos estados.

— Dois estados já implantaram totalmente o novo ensino médio e 23 estão em implementação no seu segundo ano. O único estado que não aprovou o novo ensino médio foi a Bahia, que decidiu por postergar por mais um ano. Não consigo vislumbrar a possibilidade de um conselho não cumprir uma norma elaborada pelo Congresso Nacional. Quase todos os presidentes de conselhos estaduais do país concordam que a revogação (dos prazos) é um equívoco — afirmou Ricardo.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) questionou o cumprimento das metas de matrículas e a relevância de certas matérias do itinerário flexível previsto pelo novo ensino médio — aquelas que podem ser escolhidas pelos alunos. As perguntas do senador comporão o documento final do debate que, segundo Arns, será levado por escrito à próxima audiência pública sobre a suspensão do cronograma — prevista para a próxima terça-feira (25) na CE, com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana.

(Com informações da Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES