Rota Turística da Paleontologia é instituída na Grande Teresina

A legislação, que entra em vigor na data de sua publicação, prevê ainda a possibilidade de regulamentação pelo Poder Executivo nos próximos 180 dias.

Sanção foi do governador Rafael Fonteles | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira, 16 de novembro, foi sancionada a lei que institui a "Rota Turística da Paleontologia" na Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, no Piauí. A iniciativa visa valorizar o turismo, a ciência, o trabalho e a geração de renda, além de fortalecer as pesquisas sobre paleontologia e promover a educação ambiental.

A rota compreende os municípios de Teresina, Altos, Nazária, Monsenhor Gil, Demerval Lobão, União e José de Freitas, fundamentada nos sítios paleontológicos existentes, comprovados por especialistas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A inclusão automática de municípios resultantes de desmembramentos ou fusões fortalece a abrangência da rota.

Leia Mais

Dentre os objetivos da "Rota Turística da Paleontologia" destacam-se o desenvolvimento sustentável do potencial turístico na área da paleontologia, o fortalecimento das produções locais nas áreas turística, cultural e gastronômica, além da promoção de mecanismos de educação ambiental, patrimonial e incentivo aos empreendimentos turísticos.

Instrumentos como o zoneamento ambiental, eventos turísticos nos calendários oficiais, conselhos estaduais e municipais, secretarias de cultura, turismo e meio ambiente, entidades representativas da sociedade civil e instituições relacionadas ao desenvolvimento sustentável serão essenciais para efetivar a lei.

A Lei ainda reconhece como atrativos turísticos diversos locais de interesse, como lagoas, rios, cascatas, morros, matas, reservas e parques ambientais, obras no patrimônio histórico, empreendimentos turísticos, culturais e tecnológicos, e museus voltados à exposição de fósseis da região.

O Poder Público está autorizado a estabelecer parcerias com universidades, entidades do terceiro setor e iniciativa privada para apoiar atividades da rota, promovendo o desenvolvimento regional e atendendo aos princípios estabelecidos na lei.

A legislação, que entra em vigor na data de sua publicação, prevê ainda a possibilidade de regulamentação pelo Poder Executivo nos próximos 180 dias, visando à melhor aplicabilidade das medidas propostas. Com a "Rota Turística da Paleontologia", a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina abre novas perspectivas para o turismo sustentável, a preservação do patrimônio histórico e cultural, e a valorização da ciência paleontológica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES