Saiba qual o plano ousado de Roberto Barroso para deixar o STF mais pop e eficiente

Um ponto crucial nessa estratégia de comunicação é tornar as decisões da Suprema Corte mais compreensíveis para o público em geral

Luís Roberto Barroso - presidente do STF | Fellipe Sampaio/SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O recém-empossado presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, delineou sua visão de gestão para o período em que está à frente da Corte. Em conversas reservadas, expressou sua intenção de fortalecer o relacionamento institucional do STF com diversos setores da sociedade, independentemente de suas inclinações ideológicas, e de promover iniciativas para aprimorar a comunicação do tribunal.

Um ponto crucial nessa estratégia de comunicação é tornar as decisões do STF mais compreensíveis para o público em geral, visando reduzir ruídos e interpretações equivocadas que frequentemente resultam em campanhas de ódio nas redes sociais. Nesse sentido, está em consideração a ideia de apresentar, ao término de cada julgamento, um breve resumo das decisões, utilizando uma linguagem acessível e livre de jargões jurídicos.

Na frente do relacionamento, Barroso busca dialogar com todos os segmentos da sociedade brasileira, desde o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) até o setor agropecuário. Seu objetivo é claro: promover uma mudança para melhorar a imagem e a popularidade do tribunal, especialmente após anos de conflitos, sobretudo durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL) como presidente do Brasil.

Leia Mais

Além disso, como presidente do STF, Barroso planeja implementar iniciativas para agilizar os processos judiciais não apenas na Corte Suprema, mas em todas as instâncias do Judiciário. Uma dessas propostas envolve a utilização de inteligência artificial em um sistema que proporciona aos juízes acesso rápido e simplificado a decisões prévias, organizadas por temas predominantes nos tribunais.

Recentemente, o magistrado iniciou reuniões com representantes de grandes empresas de tecnologia para discutir essa iniciativa, buscando explorar possíveis parcerias e soluções tecnológicas que contribuam para a eficiência do sistema judiciário brasileiro.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES