Saiba qual o prazo de inelegibilidade de Bolsonaro após segunda condenação

Em resumo, o efeito prático da condenação mais recente é o mesmo que o da anterior.

Bolsonaro tem a opção de apelar tanto ao próprio TSE quanto ao STF | Joe Raedle/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após reavaliar o caso,  o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  condenou novamente a chapa encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu então candidato a vice-presidente, Braga Netto, por abuso de poder político e econômico nas celebrações do Bicentenário da Independência, ocorridas em 7 de setembro do ano passado em Brasília e no Rio de Janeiro. Como resultado, a dupla foi declarada inelegível pelo prazo de oito anos.

No entanto, essa decisão tem gerado questionamentos, uma vez que Bolsonaro já havia sido condenado e declarado inelegível pelo mesmo período de tempo em junho, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Isso levanta a dúvida sobre quanto tempo o ex-presidente ficará impossibilitado de concorrer em eleições.

Vale ressaltar que tanto na ação julgada no mês de junho quanto na condenação mais recente, a Corte estabeleceu o mesmo período de inelegibilidade. Uma vez que ambos os processos se referem a irregularidades ocorridas na mesma data, ou seja, em 7 de setembro de 2022, e as condenações são contadas a partir desse ponto, as penalidades não se somam.

Portanto, Bolsonaro não ficará inelegível por 16 anos, mas apenas pelos oito anos previamente determinados. Em resumo, o efeito prático da condenação mais recente é o mesmo que o da anterior.

No entanto, é importante destacar que, em ambos os casos, ainda é possível recorrer, e a defesa de Bolsonaro tem a opção de apelar tanto ao próprio TSE quanto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Todavia, com novas condenações, a chance de reverter a inelegibilidade por meio de recursos se torna consideravelmente mais difícil.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES