Valdemar ignora delação de Cid e acredita que Bolsonaro se livrará de prisão

A leitura do presidente do PL é que o ex-presidente poderia se tornar um “mártir” e ganhar apoio se fosse detido

Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto | Aloísio Maurício
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, passou a considerar a possibilidade de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo enfrentando diversos processos e investigações, possa escapar da prisão. Em meio à delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens, e ao avanço dos inquéritos da Polícia Federal (PF), Valdemar acredita que o impacto político de uma eventual prisão deve ser cuidadosamente ponderado, não apenas pelos membros do governo Lula (PT), mas também pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Sua leitura é que Bolsonaro poderia se tornar um "mártir" e ganhar apoio se fosse detido.

Em um recente depoimento como parte de seu acordo de delação premiada, o ex-tenente-coronel afirmou que Bolsonaro pretendia ocultar pessoas sob investigação da PF, alegando seus supostos envolvimentos em ataques às instituições democráticas. O presidente do PL entende que, diante desse cenário, o ex-presidente poderia se beneficiar politicamente ao ser encarcerado, ganhando apoio como uma figura de resistência.

Cid detalhou que Bolsonaro teria sugerido que o influenciador bolsonarista Oswaldo Eustáquio se escondesse na residência oficial do Palácio da Alvorada para evitar a prisão, conforme investigações do ministro do STF, Alexandre de Moraes. A defesa de Bolsonaro negou as alegações, ressaltando que não havia uma relação próxima com Eustáquio.

O ex-ajudante de ordens também alegou que o ex-mandatário discutiu a possibilidade de adotar medidas semelhantes em relação ao youtuber Bismark Fugazza. Essas informações foram confirmadas por três fontes que acompanharam o processo de delação de Cid.

Enquanto isso, membros do PL expressaram perspectivas diferentes sobre uma possível nova condenação do ex-presidente na esfera eleitoral. Esperam uma derrota de Bolsonaro no julgamento que será retomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (31). A Corte Eleitoral avalia se Bolsonaro e seu candidato a vice, general Walter Braga Netto (PL), cometeram abuso de poder político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência em sete de setembro de 2022. Até agora, dois ministros votaram a favor da condenação e um contra.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES