'Se for verdade, não há clima' para nº 2 da Abin continuar, afirma Lula

Presidente diz que está sendo provado existência de 'Abin paralela' para espionar ilegalmente adversários da família Bolsonaro

'Se for verdade, não há clima' para nº 2 da Abin continuar, afirma Lula | Fotos: Ricardo Stuckert/Pedro França/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que as investigações sobre possível espionagem ilegal dentro da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) indicam que não há ambiente propício para a permanência de Alessandro Moretti, diretor-adjunto do órgão. Lula fez esses comentários durante uma entrevista concedida a uma rádio em Recife, Pernambuco.

"Esse companheiro [que foi indicado para a presidência da Abin] montou a equipe dele, e dentro da equipe dele tem um cidadão, que é o que está sendo acusado [Moretti, número dois do órgão], e que mantinha relação com Ramagem, que é o ex-presidente da Abin do governo passado. Se for verdade, e isso está sendo provado, não há clima para esse cidadão continuar na polícia. Mas antes de fazer simplesmente a condenação, é importante que a gente investigue corretamente, que a gente apure, que garanta o direito de defesa", diz Lula.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está sob investigação em uma operação conduzida pela Polícia Federal, que apura o alegado uso ilegal da estrutura do órgão para espionagem de opositores políticos da família Bolsonaro. Entre os alvos da investigação estão o ex-diretor-geral da agência, Alexandre Ramagem, e o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, dentre outras pessoas. 

Durante a entrevista, Lula comentou que "nunca está seguro" sobre a composição da Abin. Ele também respondeu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que afirmou que o petista utiliza o governo para persegui-lo. Segundo o atual presidente, o antecessor no cargo tentou mandar na PF, "ele trocava superintendente ao seu prazer, sem nenhum respeito ao que pensava". 

"Eu posso falar que ele falou uma grande asneira. O governo brasileiro não manda na PF, muito menos manda na Justiça. Você tem processo, investigação, você tem decisão de um ministro da Suprema Corte, que mandou fazer busca e apreensão, sob suspeita de utilização de má-fé pela Abin, dos quais o delegado responsável era ligado à família Bolsonaro. E a PF foi cumprir um mandado da justiça."  

Lula afirmou que a PF precisa funcionar "de acordo com os interesses da instituição", mas que não deve fazer espetáculo durante as operações. "E acho que a Polícia Federal não pode exorbitar em fazer pirotecnia. Quer investigar, investigue. Mas não faça show pirotécnico, não fique divulgando nomes de pessoas antes de ter prova concreta contra a pessoa, não fique destruindo as imagens das pessoas antes de apurar."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES