Se Lula não concorrer, PT fecha com nome forte para enfrentar a direita em 2026

À frente do Ministério da Fazenda, Haddad se consolidou ao longo do ano como o principal nome do governo para a sucessão

Lula e Gleisi Hoffmann | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um cenário hipotético em que as eleições de 2026 ocorressem hoje e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidisse não concorrer, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, surge como o candidato natural para liderar a sucessão do petista. Ao longo do ano, Haddad consolidou sua posição como principal nome do governo para a disputa presidencial, destacando-se não apenas por seu desempenho à frente da pasta, mas também devido às circunstâncias que afetaram seus principais concorrentes na corrida pela posição.

O ex-senador pelo Maranhão, Flávio Dino (PSB), optou por uma mudança significativa ao assumir uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), afastando-se, assim, da corrida presidencial. Enquanto isso, Rui Costa, à frente da Casa Civil, viu sua trajetória marcada por crescentes desafios e descontentamentos, ofuscando seu potencial como candidato.

Simone Tebet (MDB-MS) e Geraldo Alckmin (PSB), por sua vez, escolheram manter uma postura discreta, permanecendo longe dos holofotes e, consequentemente, não emergindo como protagonistas na corrida sucessória. Já Camilo Santana, que assumiu o Ministério da Educação com a perspectiva de ser uma figura-chave na reconstrução pós-Bolsonaro, enfrentou uma gestão apagada, aquém das expectativas.

Nesse contexto, Fernando Haddad se destaca como uma figura central e consolidada, ganhando proeminência não apenas pelas realizações à frente do Ministério da Fazenda, mas também pela posição estratégica que assumiu diante das circunstâncias políticas em evolução. Essa projeção o coloca como um dos nomes de maior destaque para liderar o Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2026, caso Lula opte por não participar do pleito.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES