Senado desarquiva projeto de Ciro Nogueira que extingue saída temporária

Na justificativa, o senador reforça ainda que, com as saídas temporárias dos detentos, os policiais se sentem impotentes

Senado desarquiva projeto de Ciro Nogueira que extingue saída temporária | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi aprovado na última terça-feira (02), no Plenário do Senado, dois requerimentos para desarquivar projetos de lei antigos. Entre eles, estão 22 projetos do senador piauiense Ciro Nogueira (PP), que agora devem voltar a tramitar na casa. 

Um dos projetos desarquivados se trata do PL 31/2018, que dispõe sobre a extinção das saídas temporárias de presos no Brasil. Apesar de lembrar que a iniciativa de conceder o benefício aos detentos tem o objetivo de promover a ressocialização de presos, através do convívio familiar, o projeto destaca que o efeito obtido é o inverso do esperado.

"Todavia, o que vemos, ano após ano, é o contrário da ressocialização. Expressivo número dos condenados não retorna ao estabelecimento penitenciário. A sociedade assiste estarrecida esses indivíduos, que receberam o decreto condenatório do Estado, voltarem a cometer graves crimes; voltarem a matar, roubar e estuprar, o que retira a credibilidade da justiça e reforça a sensação de impunidade", diz o texto.

Leia Mais

O senador reforça ainda que, com as saídas temporárias dos detentos, os policiais se sentem impotentes por, diversas vezes, terem que realizar novamente a prisão de um criminoso que use o tempo em liberdade para voltar a cometer delitos.

O sistema de segurança pública não consegue controlar a criminalidade em nosso país. As polícias, por sua vez, sentem-se impotentes, por já terem feito seu papel de prender e investigar o ato criminoso anterior e por serem acionadas novamente para apurar crimes cometidos por um indivíduo que, em vez de estar solto, deveria estar cumprindo regularmente sua pena dentro do estabelecimento prisional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES