Exclusivo Senado poderá aprovar perdão de todas as dívidas do Fies; entenda!

De acordo com o projeto de lei, o perdão será concedido independentemente do requerimento do devedor.

Dívidas do Fies são objeto de projeto de lei | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 01 de agosto, o senador Cleitinho (Republicanos-MG) protocolou um projeto de lei que propõe o perdão das dívidas relacionadas ao Programa de Financiamento Estudantil (FIES) para os devedores com atrasos até a data da publicação da lei.

O projeto de lei prevê a anistia ou perdão de todas as dívidas não pagas até a data da publicação, para os estudantes que se encontram inadimplentes com o programa. O perdão será concedido independentemente do requerimento do devedor.

Leia Mais

Segundo a justificativa apresentada, muitos profissionais que iniciaram suas carreiras no mercado de trabalho por meio do FIES estão enfrentando dificuldades financeiras e se tornaram inadimplentes. Esses cidadãos, de baixa renda familiar, não conseguem arcar com as dívidas e juros acumulados.

De acordo com o parlamentar, o problema é agravado pela falta de oportunidades de trabalho para esses profissionais, o que resulta em uma alta taxa de desemprego no país

O senador argumenta que adiar o pagamento dessas dívidas não é uma solução adequada, e o projeto visa ajudar os estudantes inadimplentes a não serem incluídos na dívida ativa da União, o que dificultaria ainda mais a sua entrada no mercado de trabalho.

O objetivo do projeto é proporcionar uma oportunidade de recomeço para esses profissionais, aliviando-os da carga financeira do FIES e permitindo que possam se reintegrar à sociedade de forma mais favorável.

A proposta do senador aguarda a apreciação dos demais parlamentares no Senado, e seu apoio é buscado para a aprovação do projeto de lei, que pode ter impacto significativo na vida de milhares de estudantes endividados com o FIES.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES