Senado propõe repúdio contra Ciro Gomes por chamar petista de 'assessora de cama'

No texto, a Bancada Feminina do Senado afirma que os comentários de Ciro foram “linguagem machista, preconceituosa e violenta” contra Janaína Farias

Janaína Farias e Ciro Gomes | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (8), a Bancada Feminina do Senado Federal apresentou uma proposta de voto de repúdio contra o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), em resposta a comentários considerados machistas feitos por ele durante uma entrevista na semana passada. Na ocasião, Ciro se referiu à senadora Janaína Farias (PT-CE) como "assessora de assuntos de cama". Quatorze senadoras assinaram o documento, que foi entregue ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

No texto, as parlamentares afirmam que os comentários de Ciro foram "linguagem machista, preconceituosa e violenta" contra a senadora petista. O documento destaca que tais declarações violam os princípios de respeito e dignidade, representando uma manifestação de violência política de gênero. A Bancada expressa solidariedade a Janaína Farias, classificando os ataques como repugnantes e inaceitáveis.

As declarações de Ciro Gomes ocorreram durante uma entrevista à rede "A Notícia do Ceará", na qual ele questionou a competência da senadora petista para ocupar uma cadeira no Senado. O presidente estadual do PT, Antônio Alves Filho, emitiu uma nota condenando as falas de Ciro, classificando-as como machistas e demonstrando a dificuldade do ex-governador em aceitar mulheres no poder.

Em resposta, o PDT emitiu uma nota rebatendo as críticas do PT, destacando o número de mulheres no primeiro escalão durante o governo de Ciro no Ceará. O partido também alfinetou o PT sobre as eleições municipais em Fortaleza, mencionando o processo interno de escolha do nome para a disputa eleitoral na cidade e a rivalidade entre petistas e pedetistas.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES