Exclusivo Senador propõe restituir bens bloqueados ou apreendidos via habeas corpus

A proposta é de autoria do senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás.

Proposta foi protocolada por Jorge Kajuru | Waldemir Barreto/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O senador Jorge Kajuru, do PSB-GO, apresentou na quarta-feira, dia 7 de junho, um projeto de lei que propõe alterações no Código de Processo Penal, visando possibilitar o uso do habeas corpus para restituição de bens bloqueados ou apreendidos, tanto na esfera penal quanto na civil, em decorrência de prazos excessivos. O projeto de lei foi submetido ao Congresso Nacional.

O artigo 1º da proposta prevê a utilização do habeas corpus como meio de restituição de bens bloqueados ou apreendidos, em razão de prazos excessivos, nas esferas penal e civil. O artigo 2º propõe a inclusão de dois incisos (VIII e IX) ao artigo 648 do Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941, que trata do habeas corpus. O inciso VIII aborda a situação de medida cautelar assecuratória e excesso de prazo na conclusão da investigação ou instrução criminal, enquanto o inciso IX refere-se ao prazo excessivo de medida executiva atípica no âmbito do juízo cível.

Leia Mais

Segundo a justificativa apresentada pelo senador Kajuru, o objetivo do projeto é pacificar divergências jurisprudenciais sobre a possibilidade de se utilizar o habeas corpus para a restituição de bens bloqueados ou apreendidos, tanto na esfera penal quanto na civil. No campo penal, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem adotado o entendimento de que o habeas corpus é cabível para desbloqueio de bens objeto de medida cautelar assecuratória, quando há demora nas investigações. Já no âmbito civil, o STJ entende que certas medidas executivas atípicas, como o acautelamento de passaporte, podem representar uma limitação da liberdade de locomoção, passível de ser questionada através do habeas corpus, mesmo que de forma excepcional.

A proposta ressalta que não há limitação temporal para as medidas coercitivas atípicas no âmbito civil, conforme decisão do próprio STJ, o que reforça a necessidade do uso legítimo do habeas corpus. A análise sobre a demora no caso concreto será um aspecto relevante nesse contexto.

Na justificativa, o senador Kajuru destaca que esse projeto de lei representa um importante aperfeiçoamento da legislação penal, fornecendo maior segurança jurídica. Ele solicita o apoio dos colegas parlamentares para a aprovação da proposta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES