Silvio Almeida na ONU: Israel pratica 'punição coletiva' contra palestinos

O ministro enfatizou a importância da criação de um Estado Palestino Livre e soberano que conviva em paz com o Estado israelense

Silvio Almeida - ministro dos Direitos Humanos | Violaine Martin (ONU)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (26), o Ministro de Direitos Humanos e Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, expressou veementemente sua posição contrária à ocupação de Israel em Gaza, classificando-a como ilegal. Durante uma reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Almeida condenou os ataques realizados pelo Hamas na Faixa de Gaza, instando à libertação imediata de todos os reféns.

"[Demonstro] nossa profunda indignação com o que acontece em Gaza. Já em mais de uma oportunidade condenamos os ataques impetrados pelo Hamas e demandamos a libertação imediata e incondicional de todos os reféns", declarou o ministro.

Almeida enfatizou a importância da criação de um Estado Palestino Livre e soberano que conviva em paz com o Estado de Israel, considerando isso uma condição crucial para alcançar a paz na região. Ele expressou sua esperança de que a ONU reconheça a ilegalidade da ocupação israelense em territórios palestinos, destacando violações das normas internacionais.

"Incitamos que Israel cumpra integralmente com as medidas emergenciais determinadas pelo tribunal [da ONU], no sentido que cessem as graves violações dos direitos humanos", afirmou o ministro. Ele referenciou o artigo II da Convenção de 1948 sobre a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio como base para interromper os ataques israelenses.

O artigo II da Convenção define como genocídio atos cometidos com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, incluindo homicídios, causar danos físicos ou mentais, submeter a condições de vida que podem levar à morte, impor medidas para impedir nascimentos e realizar transferência forçada de crianças.

O ministro também expressou repúdio à "flagrante desproporcionalidade do uso da força por parte do governo de Israel", destacando que essa abordagem já resultou na perda de quase 30 mil vidas palestinas, a maioria delas mulheres e crianças.

Por fim, Silvio Almeida enfatizou que o Brasil deve se opor firmemente a todas as formas de antissemitismo e islamofobia.

Atrito entre Brasil e Israel

Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou a resposta de Israel na Faixa de Gaza como "genocídio" e "chacina". Essa declaração levou o governo israelense a declarar Lula como "persona non grata". Apesar disso, Lula reforçou sua posição a favor da criação de um Estado palestino livre e soberano durante um evento no Rio de Janeiro, argumentando que as ações de Israel não constituem guerra, mas genocídio, devido às vítimas civis.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES