Silvio Costa Filho e André Fufuca são oficializados como ministros de Lula

A decisão foi comunicada após uma reunião que ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (6) com o presidente Lula

Silvio Costa Filho e André Fufuca são nomeados para Ministérios de Lula | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os líderes partidários na Câmara dos Deputados, André Fufuca (PP/MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), foram oficializados como ministros dos setores de Esporte e Portos e Aeroportosrespectivamente. Essa decisão foi comunicada após uma reunião que ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (6) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada e foi confirmada pelo Planalto durante a noite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio lula da Silva da reunião do G20.

Esta mudança ministerial foi um movimento estratégico para fortalecer a governabilidade, com os novos ministros assumindo essas pastas em substituição a Ana Moser e Márcio França. Márcio França, por sua vez, continuará como ministro, porém, em um novo ministério que será criado, chamado Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

A confirmação dos nomes dos novos ministros aconteceu em resposta à pressão do grupo político do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que o Centrão ocupasse mais cargos de destaque no governo. A primeira mudança nesse sentido ocorreu em julho, com a nomeação de Celso Sabino como ministro do Turismo.

Os nomes dos parlamentares como ministros foram decididos desde o início de agosto, mas a divulgação foi adiada pelo presidente Lula para ganhar tempo, a fim de evitar descontentamentos entre seus aliados e garantir que as nomeações realmente se convertam em votos favoráveis no Congresso Nacional.

Essas mudanças foram promovidas para angariar mais apoio às políticas econômicas do governo no Congresso, embora a demora na divulgação das nomeações tenha gerado inquietação entre os líderes da Câmara.

Desde então, houve um prolongado debate entre representantes do PP, Republicanos e a equipe de Lula sobre a distribuição de cargos no governo federal, com o objetivo de consolidar o apoio de Lula no Congresso Nacional.

Novos ministros

André Fufuca, médico de formação, iniciou sua carreira política aos 21 anos, quando se tornou o deputado estadual mais jovem do Brasil, representando o Maranhão. Sua entrada na política foi influenciada por seu pai, Francisco Dantas Ribeiro Filho, conhecido como Fufuca Dantas, que atualmente é prefeito de Alto Alegre do Pindaré (MA) e deu origem ao apelido de André.

Silvio Serafim Costa Filho, com 41 anos, natural do Recife, Pernambuco, é filho do ex-deputado federal Sílvio Costa e começou sua carreira política como o vereador mais jovem da história de sua cidade natal. Ele foi eleito deputado estadual por três mandatos consecutivos e atualmente cumpre seu segundo mandato como deputado federal. Além disso, desempenhou um papel fundamental como relator da proposta que concedeu autonomia ao Banco Central.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES