Lula confirma Ministério da Pequena e Média Empresa; saiba o motivo

O novo ministério será destinado a acomodar os partidos PP e Republicanos, novos integrantes da base aliada do governo federal

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou sua intenção de instituir mais um ministério - o Ministério da Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais. Se concretizada, essa iniciativa resultaria na criação da 38ª pasta do governo federal.

Lula mencionou essa proposta durante o programa "Conversa com o Presidente", uma transmissão semanal do governo. A ideia de introduzir um novo ministério faz parte dos esforços para acomodar o grupo conhecido como centrão em mais pastas da Esplanada, como parte das negociações com os partidos PP e Republicanos. A expectativa é que uma reforma ministerial seja anunciada nos próximos dias.

Leia Mais

"Eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais, para que tenha um ministério específico para essa gente que precisa de crédito e oportunidades”, declarou o presidente.

A ideia de criar esse ministério já havia sido mencionada por Lula durante sua campanha presidencial, mas não havia sido efetivada até então.

Nesta terça-feira, o mandatário reforçou a importância da geração de empregos formais ao comentar que muitos brasileiros não se encaixam nessa categoria e preferem seguir carreira como empreendedores. Ele ressaltou a necessidade de oferecer condições para que esses indivíduos tenham acesso a crédito e possam iniciar seus empreendimentos.

Lula também destacou: "Quero valorizar muito os microempreendedores individuais, as cooperativas, as pequenas e médias empresas, porque elas geram 60 ou 70% dos empregos deste país".

A configuração da reforma ministerial, que se espera que o Planalto decida até a próxima quarta-feira (30), é aguardada com expectativa. O governo federal já indicou que ajustes na Esplanada serão realizados para acomodar os partidos do centrão, com as nomeações de Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA).

A decisão sobre a reformulação ministerial está programada para ocorrer antes da viagem do presidente a capitais do Nordeste, onde será lançado o programa nacional "Brasil Sem Fome" e serão inspecionadas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI).

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES