STF condena mais 3 réus por atos golpistas a penas de até 17 anos

A maioria dos ministros seguiu o voto do relator, o Ministro Alexandre de Moraes, que estabeleceu penas variando de 12 a 17 anos de prisão.

Montagem com fotos de 5 réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu condenações a três réus por atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, quando houve invasões e depredações nas sedes dos Três Poderes. A maioria dos ministros seguiu o voto do relator, o Ministro Alexandre de Moraes, que estabeleceu penas variando de 12 a 17 anos de prisão. O julgamento virtual foi concluído às 23h59 de segunda-feira (2), com todos os ministros já tendo emitido seus votos.

Os réus condenados e suas respectivas penas são os seguintes:

Davis Baek: 12 anos de prisão;

João Lucas Vale Giffoni: 14 anos de prisão;

Moacir José dos Santos: 17 anos de prisão.

Em todos esses casos, a pena deve ser inicialmente cumprida em regime fechado. Além disso, houve a imposição de uma condenação ao pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos, valor que será dividido solidariamente entre todos os réus.

É importante destacar que os réus têm o direito de recorrer no próprio Supremo, contestando as penas e os valores das indenizações, se assim desejarem.

Os ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Luiz Fux acompanharam os votos de Moraes, apoiando as condenações.

Por outro lado, os ministros Cristiano Zanin, André Mendonça e Luís Roberto Barroso também votaram a favor das condenações, porém, propuseram penas diferentes para cada réu:

- No caso de Davis Baek, Zanin sugeriu uma pena de 10 anos de prisão, Mendonça concordou com uma condenação de cinco anos e 10 meses, enquanto Barroso defendeu sete anos e seis meses.

- Quanto a João Lucas Vale Giffoni, Zanin votou por uma condenação de 11 anos de prisão, Mendonça propôs uma pena de quatro anos e dois meses, e Barroso indicou nove anos e seis meses.

- Em relação a Moacir José dos Santos, Zanin recomendou uma pena de 15 anos, Mendonça estabeleceu uma pena de quatro anos e dois meses, e Barroso defendeu uma pena de 11 anos e seis meses.

O ministro Nunes Marques votou pela absolvição de Davis Baek e condenação dos outros dois réus (Giffoni e Santos) a dois anos e seis meses de prisão cada um.

Duas ações, nas quais também houve maioria a favor das condenações, foram retiradas de julgamento nesta segunda-feira (2) a pedido do ministro André Mendonça. Esses casos serão analisados em uma sessão presencial. Os réus nessas ações são Nilma Lacerda Alves e Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, e ambos enfrentam uma maioria de votos pela condenação a 14 anos de prisão em cada caso.

Em despachos referentes a esses processos, o ministro afirmou: "Senhor Presidente, eminente Relator e demais pares, Peço vênia para destacar o julgamento desta ação penal específica. Entendo ser importante o exame do caso com maior detalhe, em plenário presencial, devido às peculiaridades dos fatos e às circunstâncias pessoais da acusada, a fim de, em minha opinião, melhor observar o princípio constitucional da individualização da conduta e da pena".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES