STF define agenda decisiva: pautas como drogas e aborto serão julgadas

Porte de drogas, descriminalização do aborto e marco temporal estão em destaque para o segundo semestre

Corte prepara agenda para o segundo semestre | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o primeiro semestre de 2023 com importantes julgamentos pendentes, que serão retomados em 1º de agosto. Entre os temas esperados há anos na pauta estão a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal e a adoção do juiz de garantias. Além disso, outras matérias como a descriminalização do aborto, o marco temporal de terras indígenas e o marco civil da internet devem ser pautadas até outubro, quando a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, se aposenta.

Até o momento, já estão definidos os temas que serão julgados até 10 de agosto. No dia 02, está prevista a ação que trata da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal, com relatoria do ministro Gilmar Mendes.

Leia Mais

Porte de substâncias alucinógenas

O julgamento sobre o porte de drogas para consumo pessoal, que está paralisado desde 2015, voltou à pauta da Corte Superior após ter sido adiado três vezes desde maio deste ano. O caso analisa a constitucionalidade do artigo 28 da Lei nº 11.343, de 2006, que criminaliza os atos de "comprar, guardar ou portar drogas sem autorização para consumo próprio".

A Defensoria Pública de São Paulo, autora do recurso ao STF, argumenta que essa lei viola os princípios da intimidade e da vida privada, afirmando que a posse de drogas para uso pessoal não representa uma lesão necessária. Além disso, sustenta que essa conduta não afeta a saúde pública, mas apenas a saúde pessoal do usuário.

Juiz de garantias

No dia 09 de agosto, a Corte também retomará a análise da constitucionalidade do juiz de garantias, após o ministro Luiz Fux decidir tornar opcional a adoção desse modelo. A implementação da proposta foi sancionada em 2019, mas suspensa por decisão de Fux em janeiro de 2020.

Outras pautas que serão analisados

Outro julgamento importante previsto para o segundo semestre diz respeito ao marco temporal de terras indígenas, que foi suspenso após o ministro André Mendonça pedir vista. O STF também analisará a legalidade do aborto em até 12 semanas de gestação, por meio de uma ação proposta pelo PSol. Além disso, há a expectativa de que sejam analisados trechos do Marco Civil da Internet, especialmente sobre a responsabilização das plataformas digitais pelo compartilhamento de conteúdos ilícitos ou ofensivos.

Esses julgamentos têm grande repercussão e suas decisões podem influenciar diversos aspectos da sociedade brasileira, desde a legislação penal até os direitos dos povos indígenas e a regulação da internet. A retomada das sessões do Supremo, em agosto, promete ser intensa e determinante para o futuro jurídico do país.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES