STF julga, nesta quarta, ação que pode derrubar o mandato de 7 deputados

O julgamento, iniciado no ano passado no plenário virtual, tem potencial para alterar as regras já nas eleições de 2022

Julgamento sobre as sobras eleitorais | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) voltará sua atenção, nesta quarta-feira (21), para três ações que discutem as regras das chamadas sobras de vagas eleitorais, decisão que pode impactar a composição das bancadas da Câmara dos Deputados e resultar na perda de mandato de sete parlamentares. As sobras eleitorais referem-se às vagas que restam após a divisão pelo quociente eleitoral, um índice calculado com base no número de votos recebidos e das vagas disponíveis.

Leia Mais

Uma lei de 2021 estabeleceu que apenas os partidos que tiverem ao menos 80% do quociente eleitoral podem disputar as sobras, assim como os candidatos que tenham obtido votos de pelo menos 20% desse quociente. Três partidos - Rede, PSB e Podemos, e PP - alegam que essa mudança feriu o pluralismo político e a igualdade de chances, questionando o cálculo das vagas elaborado pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

O julgamento, iniciado no ano passado no plenário virtual, tem potencial para alterar as regras já nas eleições de 2022. O relator original, ministro Ricardo Lewandowski, votou pela mudança a partir de 2024, enquanto Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes concordaram com a implementação imediata.

Caso as regras sejam alteradas, a Academia Brasileira de Direito Eleitoral (Abradep) calcula que a maioria dos deputados federais afetados seriam do Amapá, incluindo Sílvia Waiãpi (PL), Sonize Barbosa (PL), Professora Goreth (PDT) e Augusto Pupio (MDB), além de Lázaro Botelho (PP-TO), Gilvan Máximo (Republicanos-DF) e Lebrão (União Brasil-RO).

O advogado Andreive Ribeiro, membro da Abradep, destaca o desafio do STF em compatibilizar a decisão de inconstitucionalidade da norma com a possibilidade de perda de mandatos atuais. Segundo cálculos preliminares da Abradep, sete parlamentares perderiam seus mandatos, com partidos como PL, PDT, MDB e União Brasil sofrendo reduções, enquanto Podemos, PSOL, PCdoB e PSB ganhariam cadeiras adicionais.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES