Veja as 7 pendências do STF para aposentados do INSS e trabalhadores em 2024

A expectativa é que essas decisões, ao longo de 2024, tenham impacto significativo nas questões previdenciárias

Ações no STF | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) adiou para o final de fevereiro o julgamento da revisão da vida toda, uma medida que permitiria aos segurados do INSS usar todas as contribuições previdenciárias para o cálculo do benefício, não apenas as feitas após julho de 1994. Enquanto essa correção é aguardada há anos, outras sete ações também esperam decisão da Corte e podem impactar a renda de aposentados e trabalhadores na ativa.

Principais ações em debate no Supremo:

  1. Revisão da vida toda

Agendada para 28 de fevereiro de 2024, pode sofrer uma reviravolta com a inclusão na pauta da ADI 2.111, que pede a derrubada do fator previdenciário, aprovado pela lei 9.876/1999.

Segurados esperam pela revisão desde 2018, quando o caso chegou ao STJ, e a decisão pode ser afetada pela ADI que contesta o fator previdenciário.

  1. Aposentadoria especial para vigilantes

O tema 1.209 pode ser julgado neste ano, discutindo o direito de vigias e vigilantes à aposentadoria especial do INSS com menos tempo de trabalho.

O STJ garantiu esse direito, mas o INSS recorreu, e todos os processos judiciais do tipo estão atualmente suspensos.

  1. Direito à pensão por morte do menor sob guarda

Integrando o tema 1.271, a ação busca determinar se crianças sob guarda têm direito à pensão por morte do adulto responsável.

A reforma de 2019 equiparou apenas enteados e menores tutelados, deixando os sob guarda sem amparo, e o STF decidirá sobre a repercussão geral do caso.

  1. Aposentadoria especial de policial civil

Decisão de setembro de 2023 concedeu o direito de policiais civis à aposentadoria especial voluntária com cálculo baseado na regra da integralidade.

A ação, originada em 2018, envolve uma policial de Itanhaém, SP, que busca a integralidade e paridade da lei de 1985.

  1. Revisão do FGTS

A decisão sobre a mudança no índice de correção do FGTS ficou para 2024, com o pedido de vista do ministro Cristiano Zanin.

Questiona a constitucionalidade da correção do Fundo e propõe a substituição da TR por um índice de inflação, corrigindo perdas desde 1999.

  1. Vínculo de trabalho entre motoristas e aplicativos

O STF analisará a existência de vínculo empregatício entre entregadores e aplicativos, após uma queda de braço entre o Judiciário trabalhista e o Supremo em 2023.

A decisão pode vincular casos semelhantes e definir a relação entre motoristas de aplicativo e empresas.

  1. Demissão de empregados públicos

O STF deve decidir sobre a constitucionalidade da demissão sem justa causa de servidores de empresas estatais admitidos por concurso público.

A ação, com repercussão geral, foi apresentada por funcionários demitidos do Banco do Brasil em 1997.

A expectativa é que essas decisões, ao longo de 2024, tenham impacto significativo nas questões previdenciárias, influenciando a vida financeira de aposentados e trabalhadores ativos em diferentes setores.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES