STF retoma julgamento do Marco temporal e 5 ministros ainda vão votar

Além de Barroso, os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin se posicionaram contra o marco temporal

STF retoma julgamento do Marco temporal e 5 ministros ainda vão votar | Rosinei Coutinho/SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje, em 20 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento sobre a constitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas. O julgamento foi interrompido em 31 de agosto, quando o ministro Luís Roberto Barroso, o último a votar, expressou seu quarto voto contrário ao marco. 

Até agora, o placar está 4 votos contra a tese e 2 a favor. Além de Barroso, os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin se posicionaram contra o marco temporal, enquanto Nunes Marques e André Mendonça se manifestaram a favor.

Moraes votou contra a imposição de um limite temporal, mas propôs a possibilidade de indenização para particulares que adquiriram terras de boa-fé. Isso implicaria compensação por benfeitorias e pela terra em si para os proprietários que, de boa-fé, receberam títulos de terras que, posteriormente, foram designadas como áreas indígenas. 

No entanto, essa possibilidade de indenização por parte do governo é criticada por grupos indígenas. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) considera essa possibilidade "desastrosa", podendo inviabilizar as demarcações. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) argumenta que tal opção pode aumentar os conflitos no campo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES