Votação sobre Marco Temporal retoma no STF; Zanin se posiciona contra

A abertura da sessão ocorreu com a conclusão do voto do ministro André Mendonça, que é a favor do marco

Cristiano Zanin | Carlos Moura/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento da ação que analisa a aplicação do marco temporal para a demarcação de terras indígenas, nesta quinta-feira (31). A abertura da sessão ocorreu com a conclusão do voto do ministro André Mendonça, que é a favor do marco.O ministro Cristiano Zanin, por sua vez, se posicionou contra a medida, acompanhando o relator Edson Fachin. Com o voto de Zanin, o placar da votação do Recurso Extraordinário (RE) nº 1.017.365 está em 3 a 2.

Leia Mais

Os votos até agora são os seguintes: o relator do processo, Luiz Edson Fachin, se manifestou contra o marco temporal; Nunes Marques se posicionou a favor; enquanto Alexandre de Moraes também se opôs à tese; Mendonça votou à favor,  ontem; e agora, Zanin se posicionou contra, totalizando três votos contra e dois à favor.   

A votação continua e ainda devem emitir seus votos os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber. A presidente do STF indicou sua intenção de apresentar seu voto antes de sua aposentadoria.

O Marco Temporal estabelece que apenas as terras indígenas ocupadas até 5 de outubro de 1988, dia da promulgação da Constituição, serão demarcadas. No entanto, lideranças dos povos originários declaram que a questão vai contra a Carta Magna.

Direitos fundamentais

O posicionamento de Zanin já era previsível. Indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o próprio PT fez uma carta com um recado para que o ministro escolhido por Lula vote contra o Marco Temporal.

O ministro Zanin destacou a impossibilidade de impor marcos temporais contra os povos indígenas, que têm a proteção de posse exclusiva desde o império e proteção constitucional a partir de 1934. Ele enfatizou que a Constituição de 1988 garante a permanência dos povos indígenas em suas terras tradicionalmente ocupadas para assegurar seus direitos fundamentais. 

Zanin concordou com o reconhecimento do direito à indenização por melhorias feitas de boa-fé nas terras indígenas, mas também defendeu a indenização pelo valor da terra nua em casos de titulação indevida. Ele afirmou que a responsabilidade civil se estende a entes federados além da União e que a indenização deve ser avaliada caso a caso. 

Zanin ressaltou que o processo de indenização deve ser separado do procedimento de demarcação, sendo avaliado judicial ou extrajudicialmente. Ele também mencionou que não é necessário indenizar casos já pacificados de terras indígenas reconhecidas em procedimentos demarcatórios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES