STJ reafirma possibilidade de entrada em domicílio em caso de flagrante

A decisão vale mesmo que o endereço indicado no mandado judicial seja diferente do local da infração.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou a possibilidade de entrada em domicílio em caso de flagrante delito e ocorrência de crime permanente, mesmo que o endereço indicado no mandado judicial seja diferente do local da infração.

O caso em questão trata de uma operação policial em que os agentes, em cumprimento de mandado de busca e apreensão, entraram em duas residências em um sobrado e encontraram armas de fogo, munições e explosivos. O investigado foi preso preventivamente e denunciado pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

Leia Mais

STJ decide que incidem IR e CSLL sobre correção monetária de aplicação

Ministro dá 15 dias para Robinho contestar pedido de prisão no Brasil

PF envia relatório de suspeita de corrupção do governador Gladson Cameli

Em habeas corpus, a defesa alegou que a polícia estendeu a busca para a "casa 1", enquanto o mandado de busca e apreensão determinava a realização da diligência na "casa 2". A defesa pedia o trancamento da ação penal por ilegalidade das provas.

O relator do caso, ministro Ribeiro Dantas, destacou que, apesar de a diligência aparentemente ter extrapolado os limites da ordem judicial, o STJ tem entendimento de que, em casos de crimes permanentes, como a posse irregular de arma de fogo, é dispensável o mandado judicial para entrada em domicílio em razão da situação de flagrância.

Quinta Turma do STJ mantém decisão favorável a entrada em domicílio (Foto: José Cruz/Agência Brasil)De acordo com o ministro, os elementos juntados aos autos demonstraram, de maneira suficiente, a ocorrência de crime permanente e a existência de situação de flagrância, não havendo ilegalidade no procedimento adotado pelos policiais.

"Apreendido o material bélico descrito na denúncia, a situação se amolda às hipóteses legais de mitigação do direito à inviolabilidade de domicílio", afirmou Ribeiro Dantas.

Com essa decisão, o STJ reafirma a possibilidade de entrada em domicílio em caso de flagrante delito e crime permanente, sem que haja prejuízo à validade das provas obtidas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES