TCE não suspende pregão, mas breca fases da licitação de ônibus em Teresina

Em diálogo com o MeioNorte, o superintendente da Strans Bruno Pessoa sinaliza que todos os pontos serão esclarecidos e a licitação continua normalmente.

Decisão do TCE Piauí breca fases finais da licitação | Meio Norte/Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) emitiu uma decisão que temporariamente suspende os estágios finais do processo de licitação para a compra de 80 ônibus usados destinados ao transporte público em Teresina. Isso impede que os gestores municipais envolvidos realizem a compra até que o TCE emita sua decisão final.

A determinação veio após o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) questionar a eficácia da compra de ônibus usados e seu financiamento por meio de empréstimos. O Setut pediu a suspensão do pregão eletrônico, marcado para iniciar às 9h desta quarta-feira (18).

Leia Mais

O TCE optou por interromper temporariamente os estágios finais do processo de licitação, incluindo a seleção do vencedor da licitação, aprovação e celebração do contrato. Portanto, a Prefeitura não poderá concluir a compra dos ônibus seminovos até que o TCE avalie minuciosamente a situação.

Em um relatório apresentado ao TCE, o Setut informou que o município de Teresina não cumpriu a decisão anterior do Tribunal, que suspendia a compra dos ônibus devido ao não cumprimento dos contratos entre a PMT e as concessionárias da capital. O pregão atual tem um valor de R$ 50.542.908,87 para a aquisição dos veículos seminovos.

O Setut também alegou que os recursos para a compra provêm de um empréstimo junto ao Banco Regional de Brasília e destacou que o Município não dispõe de recursos para essa aquisição. O TCE comparou essa alegação com informações presentes no edital de licitação, que justifica a compra dos ônibus seminovos com base na necessidade de ampliar a frota para atender à demanda de passageiros, especialmente nos horários de pico.

Contudo, um relatório complementar de análise técnica indicou que uma redução de 10% na Tarifa Média de Vendas (TMV) resultaria em menos ônibus necessários do que o previsto no edital, o que poderia levar a economias mensais de cerca de R$ 1.150.000,00 nos custos.

Em diálogo com o MeioNorte, o superintendente da Strans Bruno Pessoa sinaliza que todos os pontos serão esclarecidos e a licitação continua normalmente.

"Esses questionamentos foram os mesmos da licitação de ônibus novos,a Procuradoria do Município irá esclarecer ao TCE,até lá o processo de licitação segue os trâmites normais".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES