Telegram apaga mensagem e se retrata após determinação de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes estabeleceu cinco determinações em relação ao Telegram.

Telegram se retrata após determinação de Moraes sobre PL das Fake News | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta quarta-feira (10), o Telegram enviou uma nova mensagem aos usuários sobre o Projeto de Lei das Fake News, determinado pelo STF, e removeu a mensagem anterior, que continha ataques à proposta. A ação acontece após o ministro Alexandre de Moraes ordenar que a rede social removesse a mensagem enviada aos usuários na terça-feira (9) que continha críticas ao projeto de lei das fake news em discussão no Congresso Nacional.

“Por determinação do Supremo Tribunal Federal, a empresa Telegram comunica: A mensagem anterior do Telegram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários a coagir os parlamentares”, diz o texto.

Telegram se retrata após determinação de Moraes sobre PL das Fake News

O ministro Alexandre de Moraes estabeleceu cinco determinações em relação ao Telegram:

  1. Remoção ou exclusão da mensagem enviada pelo aplicativo aos usuários na terça-feira, em um prazo de uma hora após a notificação da empresa;
  2. Envio de uma nova mensagem aos mesmos destinatários com um conteúdo específico;
  3. Caso as medidas acima não sejam cumpridas ou o prazo seja descumprido, o Telegram será suspenso em todo o país por 72 horas;
  4. Em caso de descumprimento, uma multa de R$500 mil por hora será aplicada, mesmo se o aplicativo já estiver fora do ar;
  5. A Polícia Federal deverá tomar depoimento dos representantes do Telegram no Brasil em até 48 horas.

O Telegram enviou uma mensagem alarmista aos seus usuários no Brasil, na qual afirma que o país está prestes a aprovar uma lei que acabará com a liberdade de expressão. A mensagem distribuída pela plataforma alerta que a democracia está sob ataque e que a lei matará a internet no Brasil.

O texto também sugeria que, se aprovado, o projeto de lei das fake news pode obrigar empresas como o Telegram a deixar de prestar seus serviços no país. O projeto de combate às fake news está em tramitação na Câmara dos Deputados e, na semana passada, chegou a ser incluído na pauta, mas não foi votado devido à falta de consenso.

Na mesma semana em que o projeto de combate às fake news não foi votado na Câmara dos Deputados, o Google publicou em seu site um texto contrário à proposta. No entanto, o governo exigiu que o Google marcasse o artigo como publicidade. Parlamentares relataram que sofreram pressão das redes sociais contra o projeto, o que aumentou a polêmica em torno do assunto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES