Tentativa de golpe não teria ocorrido sem Bolsonaro, diz Lula sobre operação

A Polícia Federal está executando mandados de busca e prisão contra ex-ministros de Bolsonaro e militares

Tentativa de golpe não teria ocorrido sem Bolsonaro, diz Lula sobre operação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (8), o presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), comentou sobre a operação da Polícia Federal que tem como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), além de seus ex-ministros, assessores e chefes das Forças Armadas. 

"O cidadão [Bolsonaro] que estava no governo não estava preparado para ganhar, não estava preparado para perder, não estava preparado para sair, tanto é que não teve coragem e foi embora para os Estados Unidos, porque deve ter participado da construção dessa tentativa de golpe. Acho que não teria acontecido sem ele." "As pessoas precisam aprender que eleição democrática a gente perde e a gente ganha quando a gente perde a gente lamenta quando a gente ganha a gente toma posse e governa. Ele [Bolsonaro] passou o tempo inteiro criando suspeição sobre urna. Tática que utilizou para criar na sociedade um descrédito. Quando você cria um descrédito, você pode fazer qualquer coisa, desmoraliza o processo", disse Lula.

Na manhã desta quinta-feira (8), a Polícia Federal está executando mandados de busca e prisão contra ex-ministros de Bolsonaro e militares implicados na alegada tentativa de golpe para manter o ex-presidente no poder. Uma das pessoas visadas é o próprio ex-presidente, que foi ordenado a entregar seu passaporte à PF dentro de 24 horas. Bolsonaro já foi condenado pelo TSE por suas declarações e alegações falsas sobre o sistema eleitoral e enfrenta diversas outras investigações no STF (Supremo Tribunal Federal). Sua inelegibilidade se estende até 2030.

Entre os alvos das medidas desta quinta-feira estão os ex-ministros general Augusto Heleno, Braga Netto e Anderson Torres. Também são alvos outros militares. Ao todo, a PF cumpre quatro mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão em 10 estados e no Distrito Federal. Entre os presos está o ex-assessor de Bolsonaro, Marcelo Câmara. O militar já era investigado no caso da fraude ao cartão de vacinação do ex-presidente. Outro detido é Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais de Bolsonaro. Também é alvo de mandado de prisão Rafael Martins.

Entre os militares são alvos o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e que comandou a investida do Exército contra as urnas, e o general Estevam Cals Theophilo Gaspar Oliveira, que era chefe do Comando de Operações Terrestres. A PF também faz busca em endereços do ex-comandante da Marinha no governo Bolsonaro, Almir Garnier Santos.

A ação foi batizada de Tempus Veritatis e investiga uma organização criminosa que, diz a PF, atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito "para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente da República no poder." As medidas foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, no âmbito do inquérito das milícias digitais.

(Com informações da FolhaPress - Leonardo Augusto)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES