Tribunal de Justiça do Piauí é o 5º mais transparente do Brasil, diz CNJ

De acordo com o ranking, o TJPI possui 99,04% do percentual exigido de transparência.

Tribunal de Justiça do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) é o quinto tribunal mais transparente do país. É o que diz o resultado preliminar do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça-feira (14).

De acordo com o ranking, o TJPI possui 99,04% do percentual exigido de transparência. No ano passado, o Tribunal de Justiça do Piauí estava na 67ª posição do ranking e em 2022 subiu sessenta e duas posições.

Entre os tribunais de justiça do Brasil, o TJPI fica atrás somente do TJAP. Na classificação geral, é o quinto tribunal do país na classificação. O objetivo do ranking é estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados de gestão.

Leia Mais

O presidente do TJPI, desembargador Oliveira, pontua que o avanço no ranking se deve ao trabalho de magistrados (as), servidores (as), estagiários (as) e terceirizados (as) que fazem o Judiciário piauiense.

“Os gestores da administração da Justiça do Piauí são os responsáveis por esse avanço, pois entenderam e praticaram o principal requisito de governança e gestão pública que é a transparência”, frisa o desembargador.

Tribunal de Justiça foi avaliado como o quinto mais transparente do Brasil (Divulgação)

Prestação jurisdicional eficiente

Ainda de acordo com o presidente do TJ-PI, o resultado de 99,04% de transparência é reflexo de todo o trabalho exercido pelas equipes que realizam a prestação jurisdicional cada vez mais eficiente no tribunal piauiense.

“Estar entre os cinco tribunais do país que mais exercem a transparência é motivo de alegria e satisfação para todos nós, sobretudo, uma sensação de pertencimento a um órgão que realiza as suas atividades balizado no total comprometimento com a sociedade”, ressalta o desembargador José Ribamar Oliveira.

Esta é a quinta edição do Ranking da Transparência e, em 2022, a novidade é a implementação do prêmio por categoria, conforme o segmento da Justiça. 

Os itens sob avaliação estão distribuídos em dez temas, com 84 perguntas que buscam identificar, por exemplo, se os órgãos do Judiciário publicam: os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado “Serviço de Informações ao Cidadão” na página inicial; informações sobre licitações e contratos; entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES