TSE aprova regras para restringir live eleitoral em residência oficial

A nova regra vale para prefeitos, governadores e presidente da República. A medida havia começado a ser discutida na última terça-feira

TSE aprova regras para restringir live eleitoral em residência oficial | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (19), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, de forma unânime, implementar regulamentos que restringem a realização de transmissões ao vivo pela internet (conhecidas como "lives") a partir de residências oficiais. 

Essas novas normas se aplicam a prefeitos, governadores e ao presidente da República. A discussão sobre essa medida teve início na terça-feira (17), logo após o TSE absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro da acusação de abuso de poder político durante sua campanha de reeleição no ano anterior. Tal entendimento deverá nortear os julgamentos da Justiça Eleitoral em todo o território nacional.

A acusação se baseava na realização de "lives" de cunho eleitoral diretamente do Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência. No entanto, a decisão do TSE sobre o caso Bolsonaro considerou que não houve gravidade suficiente para caracterizar o abuso de poder, uma vez que o alcance das "lives" do ex-presidente foi limitado por uma liminar concedida durante a campanha, uma medida urgente e temporária. 

Hoje, os ministros voltaram ao tema com um consenso estabelecido, com o propósito de criar regulamentos a tempo de disciplinar tais práticas antes das eleições municipais do próximo ano, prevenindo potenciais problemas. Todos os ministros referendaram texto trazido pelo relator, o corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves. Pelas regras aprovadas, qualquer prefeito ou governador, bem como o presidente, só pode utilizar a residência oficial para a transmissão de “live eleitoral” se:  

a. Tratar-se de ambiente neutro, desprovido de símbolos, insígnias, objetos,  decoração ou outros elementos associados ao Poder Público, ou ao cargo ocupado.

b. A participação for restrita a pessoa detentora do cargo. 

c. O conteúdo divulgado se referir exclusivamente à sua candidatura.

d. Não forem empregados recursos materiais e serviços públicos, ou aproveitados servidoras e servidores da administração pública direta e indireta. 

e. Houver o devido registro na prestação de contas de todos os gastos efetuados das doações estimáveis relativas a live eleitoral, inclusive a recursos e serviços de acessibilidade.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES