TSE suspende julgamento de Jair Bolsonaro; MPE pede a inelegibilidade

Na próxima terça (27) o julgamento já será retomado com o voto do relator, o processo pode se estender até quinta (29).

Jair Bolsonaro é julgado pelo TSE e pode ficar inelegível O | Tânia Rego/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, suspendeu nesta quinta-feira, 22 de junho, o julgamento do ex-líder da República Jair Bolsonaro, do PL do Rio de Janeiro. Bolsonaro é alvo de ação impetrada pelo PDT, que versa sobre uma reunião realizada por ele no ano passado com embaixadores, em que teria questionado a segurança das urnas eletrônicas. Agora, o julgamento será retomado somente na próxima terça-feira, 27 de junho.

Na análise do processo, o procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco defendeu a inelegibilidade do político de extrema-direita, citando uma 'manobra eleitoreira'. Ademais, o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE) reverberou que a reunião com os diplomatas teve o intuito deformado, confrontando o que a defesa do ex-presidente alega. 

Leia Mais

"Relançar aos cidadãos proposições que abalam a legitimidade do pleito eleitoral às vésperas de sua realização, que já foram desmentidas e sem a exposição de novas bases que fundamentem, não é contribuir com o progresso com as estruturas da democracia. É degradá-la, ardilosamente, pela destruição da confiança que o sistema depende", sinalizou. 

Na próxima terça (27) o julgamento já será retomado com o voto do relator, o processo pode se estender até quinta (29). O relator, Benedito Gonçalves, tende a se posicionar favorável à inelegibilidade de Jair Bolsonaro, ele inclusive, defendeu a inclusão da minuta golpista no processo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES