União Brasil afasta Luciano Bivar da presidência do partido; Antonio Rueda assume o cargo

A Executiva do União Brasil votou pelo afastamento temporário do deputado Luciano Bivar, atual presidente do partido devido a ameaças contra Antonio Rueda.

Deputado Luciano Bivar é afastado da presidência do União Brasil | Adriano Machado/Crusoé
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (20), a Executiva do União Brasil votou pelo afastamento temporário do deputado Luciano Bivar, atual presidente do partido devido a ameaças contra Antonio Rueda e seus familiares, além de acusações relacionadas à desfiliação de deputados do Rio de Janeiro sem consulta à Executiva do partido. Com o afastamento, o vice-presidente, Antonio Rueda (PE), assume a liderança da sigla.

DECISÃO INTERNA - Bivar foi destituído com 11 votos a favor, 5 contra e uma abstenção, após uma representação assinada por parlamentares e governadores do partido. A solicitação visava o afastamento de Bivar da presidência e sua expulsão com cancelamento da filiação. O afastamento é provisório enquanto o Conselho de Ética do partido analisa o caso, podendo efetivar a determinação em até 60 dias. Antonio Rueda revelou ter contratado uma empresa de segurança privada após as ameaças recebidas.

CONSEQUÊNCIAS - A União Brasil busca recuperar uma vaga na mesa da Câmara, mas isso só será possível se Bivar for expulso. Os deputados Arthur Maia (BA) e Paulo Azi (BA) são cogitados para ocupar a vaga. O partido, resultante da fusão entre PSL e DEM, sempre foi liderado por Luciano Bivar (UB-PE), fundador do PSL. Antonio Rueda planeja acionar o STF para investigar o incêndio nas casas dele e de sua irmã em Pernambuco, atribuído a Bivar. Esta ação se soma a um pedido de inquérito da Polícia Civil do Distrito Federal sobre as ameaças recebidas.

DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA - A eleição de Rueda ocorreu após uma tentativa de "virada de mesa" por parte de Bivar, que ocupava o cargo anteriormente e tentou cancelar a convenção. Bivar contestou publicamente a eleição de Rueda e se recusa a aceitar o resultado. A troca de acusações se agravaram na última semana, quando Antônio Rueda acusou Bivar de ser o responsável pelos incêndios em duas casas ligadas ao político, no litoral de Pernambuco. O deputado federal, por outro lado, negou e afirmou que vai processar Rueda por danos morais pelas acusações relacionadas aos incêndios.

POSICIONAMENTO DE LÍDERES DO PARTIDO - Ronaldo Caiado (União-GO), governador do estado de Goiás, condenou o incêndio como um "crime político" e um "atentado contra o União Brasil"prometendo que não ficará impune.

Na semana passada, deputados, senadores, ministros e governadores se reuniram na sede nacional do partido e votaram pelo prosseguimento do processo que pode resultar na expulsão e cancelamento da filiação do deputado federal Luciano Bivar. Foram 17 votos favoráveis, nenhum contra e 15 abstenções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES