Valdemar revela o motivo pelo qual não pune os 'traidores' do PL no Senado

A cúpula do PL não deseja arriscar desagradar os senadores com penalidades

Valdemar Costa Neto e Romário | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A liderança do PL, sob a tutela de Valdemar Costa Neto, não tem a intenção de aplicar sanções ao senador Romário (PL-RJ) por ter desrespeitado a orientação partidária e votado contra a PEC que limita decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal (STF). Essa postura reflete a mesma abordagem adotada recentemente pelo comando da legenda em relação ao senador Eduardo Gomes (PL-TO), que optou por votar a favor da PEC da reforma tributária, indo contra a recomendação do partido.

Conforme explicam lideranças do PL, ao contrário dos deputados federais da legenda, os senadores geralmente não enfrentam punições em tais circunstâncias, a fim de evitar que decidam deixar o partido. Em resumo, a cúpula do PL não deseja arriscar desagradar os senadores com penalidades que, devido a uma única votação isolada, poderiam resultar na redução da bancada no Senado.

Os senadores, por serem eleitos para cargos majoritários, têm a liberdade de trocar de partido a qualquer momento, sem o risco de perderem seus mandatos, ao contrário dos deputados federais. É com base nessa estratégia que o PL geralmente não adota a prática de "fechar questão" em votações no Senado, pois isso poderia abrir espaço para outros membros exigirem punições aos senadores que votassem de maneira divergente.

Entenda

O Senado aprovou a PEC que restringe as decisões tomadas individualmente pelos ministros da Suprema Corte. No segundo turno, a PEC das decisões monocráticas obteve a mesma votação do 1º turno, 52 votos a favor e 18 contrários. A PEC é analisada no cenário político como uma resposta do Congresso a decisões recentes do STF.

O texto será aplicado contra as decisões individuais de ministros, desembargadores e juízes que suspendam a validade de leis e de atos dos presidentes da República, da Câmara e do Senado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES