W. Dias avança em proposta de criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

O ministro lamentou os retrocessos causados pela pandemia e por uma administração equivocada no Brasil nos últimos anos

W. Dias avança em proposta de criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza | Foto: Divulgação/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante seu pronunciamento na Cúpula Global contra a Fome em Londres, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, delineou os fundamentos para a proposta de estabelecer a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa concebida pelo presidente Lula durante o G20. O ministro enfatizou a necessidade de uma abordagem internacional e coordenada para enfrentar esses desafios, destacando a experiência bem-sucedida do Brasil na redução da fome durante os primeiros mandatos do atual presidente. 

A proposta da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza visa estabelecer uma colaboração entre governos, organizações internacionais e fundos multilaterais, buscando enfrentar a insegurança alimentar e a pobreza em escala global. O intuito é capitalizar a experiência acumulada e os recursos disponíveis para implementar políticas públicas e programas eficazes no combate a essas questões prementes.

O ministro lamentou os retrocessos causados pela pandemia e por uma administração equivocada no Brasil nos últimos anos, que resultaram em um aumento alarmante da desnutrição e da insegurança alimentar no país. Mas destacou o renovado compromisso do governo do presidente Lula para mudar esse cenário e acabar com a fome no Brasil, bem como apoiar essa causa no mundo, ajudando a reverter a preocupante tendência de aumento da fome e da pobreza desde a pandemia, colocando em risco alguns dos principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável .

“Para reverter essa tendência, estamos propondo a criação de uma força-tarefa especial no G20, que terá como missão forjar a Aliança Global. Essa aliança buscará angariar recursos financeiros e conhecimento para apoiar a implementação e ampliação de ações, políticas e programas de combate à fome e à pobreza em nível nacional e global”, destacou o ministro ao garantir que todos os países que desejarem aderir serão importantes.

Ainda durante a cúpula, o ministro Wellington Dias alertou sobre os impactos das mudanças climáticas no Brasil, mencionando a pior seca registrada na história da Amazônia e eventos extremos em diferentes regiões do país, como enchentes, ciclones, ondas de calor e deslizamentos de terra. Ele enfatizou a importância de políticas sociais abrangentes para enfrentar esses desafios e criar resiliência nas comunidades mais vulneráveis. Entre os programas mencionados, Dias ressaltou o fortalecimento do Programa Bolsa Família, que beneficia mais de 55 milhões de pessoas, e o Cadastro Único, uma base de dados estratégica para as ações sociais no país.

“Acreditamos na proteção social como forma de aumentar a resistência dos mais pobres a crises de todo gênero. Estamos fortalecendo o Programa Bolsa Família, que possui atualmente mais de 55 milhões de beneficiários, sendo a maioria mulheres. Temos uma base de dados estratégica, o Cadastro Único, com o mapeamento socioeconômico de 96 milhões de cidadãos brasileiros de baixa renda. A partir dessas informações, estamos elaborando políticas públicas focalizadas e aderentes às necessidades dessa população”, explicou.

O ministro destacou ainda o Programa Cisternas como um exemplo de iniciativa eficaz na prevenção de desastres, redução da pobreza e adaptação às mudanças climáticas. Segundo ele, mais de um milhão de cisternas foram entregues, beneficiando especialmente as famílias chefiadas por mulheres, proporcionando acesso mais fácil à água e liberando tempo para atividades familiares e produtivas.

(Com informações do MDS)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES