W. Dias representará o Brasil em Cúpula Global de Segurança Alimentar em Londres

A Cúpula terá a participação do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e contará com a participação de 200 representantes de todo o mundo

W. Dias representará o Brasil em Cúpula Global de Segurança Alimentar em Londres | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, irá participar da conferência “Cúpula Global de Segurança Alimentar: Rumo à Fome Zero e ao Fim da Má-Nutrição”, promovida pelo Reino Unido. O evento acontece em 20 de novembro, em Londres, e reunirá líderes e especialistas internacionais em uma tentativa de incrementar os esforços conjuntos rumo ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n. 2, de erradicar a fome e a má-nutrição. 

A Cúpula terá a participação do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e contará com a participação de 200 representantes de todo o mundo. Entre eles, ministros a outras autoridades de desenvolvimento, saúde e agricultura, além de especialistas em políticas públicas, cientistas, organizações da sociedade civil, instituições multilaterais e o setor privado. Entre alguns destaques estão o Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, o Ministro de Agricultura de Moçambique, Celso Correia, a Ministra de Ambiente e Clima dos Emirados Árabes, Mariam Almheiri, a Secretária Geral Adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed, e os Diretores Gerais da FAO e da OMS, Qu Dongyu e Tedros Ghebreyesus. 

Segundo o ministro Wellington Dias, o principal objetivo de sua participação, além de apoiar a iniciativa do Reino Unido, que está, em linha com as prioridades do Presidente Lula, é angariar apoio e gerar impulso internacional para a continuidade dos esforços de luta contra a fome e a pobreza que ganharão corpo durante a Presidência brasileira do G20, grupo dos países desenvolvidos e em desenvolvimento altamente relevante para a governança internacional. Em dezembro próximo, o Brasil assumirá pela primeira vez a presidência do bloco.

“O Presidente Lula definiu o combate à fome, à pobreza e à desigualdade como sua prioridade número um para a Presidência do G20. Por isso, estamos colaborando com o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Fazenda e demais áreas de governo para compor uma Força Tarefa do G20 com a missão de constituir uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, declarou Dias. 

Como representante brasileiro, o ministro Wellington Dias participará ativamente das discussões em Londres. Juntamente com a Secretária-Geral Adjunta das Nações Unidas e o chanceler britânico, David Cameron, Dias fará intervenção na sessão de encerramento da cúpula, quando irá orientar as atenções para a proposta brasileira de constituição da Aliança Global. Participará também como orador da sessão sobre prevenção de crises de fome, quando irá contribuir com a expertise brasileira sobre o tema e a experiência em proteção e assistência social em resposta e prevenção a desastres e calamidades. O ministro irá, ainda, participar de reuniões bilaterais com representantes de países e organizações participantes do evento. 

A “Cúpula Global de Segurança Alimentar: Rumo à Fome Zero e ao Fim da Má-Nutrição” terá seu foco em quatro pilares, considerados essenciais para a segurança alimentar e nutricional:

Redução das mortes evitáveis de crianças: Esta vertente visa combater a desnutrição infantil, destacando-a como uma ameaça evitável à vida e ao potencial das crianças.

Ciência e Tecnologia para o Avanço na Segurança Alimentar: Reconhece-se o potencial da inovação agrícola para impulsionar o crescimento no Sul Global, reduzir os preços dos alimentos e promover dietas mais saudáveis.

Prevenção de crises de fome: Enfatizando a importância de antecipar e mitigar as crises previsíveis que impactam a segurança alimentar, considerando que apenas 1% do financiamento humanitário global é alocado antes desses eventos.

Construção de um sistema alimentar sustentável e resistente ao clima: Destacando a necessidade crucial da agricultura sustentável para garantir a segurança alimentar, dietas saudáveis e a sustentabilidade dos meios de subsistência e rendimentos nacionais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES