Wellington Dias celebra 13 mi longe da fome e fala da reformulação do Bolsa

Essas iniciativas, conforme explicado pelo ministro Dias, fazem parte de um esforço mais amplo do governo que inclui o Plano Safra e políticas voltadas para a agricultura familiar.

Wellington Dias comanda o Ministério do Desenvolvimento Social | Francy Teixeira/MEIO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira, 5 de abril, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou seu mais recente projeto de comunicação, o podcast “Fala MDS”. Concebido para ser uma plataforma de diálogo aberto sobre temas fundamentais como assistência social, segurança alimentar, e inclusão produtiva, este programa busca também promover maior transparência sobre as diversas ações e programas sociais implementados pelo ministério. 

Ao focar em políticas públicas essenciais, como o Cadastro Único (CadÚnico) e o Bolsa Família, o podcast visa a esclarecer e aprofundar o conhecimento público sobre estas iniciativas, disponibilizando seus episódios semanais em plataformas de streaming populares e para distribuição nacional em rádios.

Leia Mais

No episódio de estreia, o podcast destacou o compromisso do MDS em retirar o Brasil do Mapa da Fome, conforme classificação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Esta edição ressaltou os avanços significativos alcançados em 2023, ano em que o governo federal conseguiu reduzir a insegurança alimentar, retirando 13 milhões de brasileiros da condição de fome e 20 milhões da insegurança alimentar moderada. Este feito representa uma diminuição de 30% na insegurança alimentar do país, configurando-se como um marco no combate à fome.

O ministro Wellington Dias, convidado especial do primeiro programa, discorreu sobre o sucesso das estratégias empregadas pelo governo, vinculando-as diretamente ao Plano Brasil sem Fome e a outras políticas públicas robustas. 

Ele enfatizou a importância de uma rede de assistência social bem-estruturada e da adequação das políticas alimentares às diversas realidades regionais do Brasil, garantindo a nutrição adequada à população com base em uma produção alimentar diversificada e acessível.

Além disso, o ministro destacou a reformulação do Bolsa Família, explicando como o programa foi ajustado para atender melhor às necessidades nutricionais das crianças e adolescentes. Por meio da inclusão do Benefício Primeira Infância e de adicionais para faixas etárias subsequentes, o programa visa assegurar um suporte financeiro que contribua diretamente para a segurança alimentar das famílias beneficiadas, com especial atenção para a formação cognitiva e nutricional das crianças.

Essas iniciativas, conforme explicado pelo ministro Dias, fazem parte de um esforço mais amplo do governo que inclui o Plano Safra e políticas voltadas para a agricultura familiar, visando fortalecer a produção local e garantir a disponibilidade de alimentos saudáveis. A estratégia engloba desde a isenção de impostos sobre a cesta básica até o fomento da produção agrícola sustentável, com o objetivo de alcançar uma segurança alimentar plena, respeitando as diversidades culturais e regionais do país no que tange à alimentação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES