Wellington publica decreto de emergência que beneficia 12 municípios

Decreto contempla as cidades de Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínea, Canavieira, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e Uruçuí.

Wellington Dias | Paulo Barros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado decretou situação de emergência nos 12 municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, na região dos Cerrados, ameaçados pelas cheias dos rios Parnaíba, Uruçuí Preto e Balsas.

Publicado em Diário Oficial, na tarde desta segunda (27), o decreto nº 20.430 contempla as seguintes cidades: Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínea, Canavieira, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e Uruçuí.

ACESSE AQUI O DECRETO

O documento, assinado pelo governador Wellington Dias, considera as chuvas intensas e concentradas no Cerrado Piauiense que provoca elevações de rios, riachos, lagoas e córregos, sobretudo com o transbordamento do Rio Parnaíba; a interdição de rodovias por conta da força das águas, como a PI-247, no trecho entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves; e a existência de famílias desabrigadas ou comunidades isoladas.

Governador Wellington Dias autoriza a mobilização de todos os órgãos

Validade de 90 dias

Com validade de 90 dias, o decreto autoriza ainda a mobilização de todos os órgãos estaduais articulados sob a coordenação da Secretaria de Estado da Defesa Civil, medidas que já estão sendo executadas, desde a manhã de hoje, sobretudo com a participação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI), Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semar) e Corpo de Bombeiros.

“Enviamos duas equipes compostas por sete bombeiros de Floriano e Teresina, além de 2 veículos com lanchas e equipamentos para salvamento e resgate com o intuito de reforçar essa operação que temos executado em parceria com as prefeituras de cada município que sofre com os efeitos dos temporais”, explica o governador Wellington Dias.

O Governo do Estado também atua em parceria com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Exército Brasileiro e Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM).

“Fizemos contato com o Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) e com o Dnit para que tenhamos condições de deslocamento de uma ponte móvel para tirar do isolamento veículos de carga e automóveis que estão na pista. Enquanto isso, engenheiros do DER avaliam medidas definitivas para retomar a trafegabilidade na PI-247”, acrescenta Wellington Dias.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES