Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Banca de Sapateiro

Teresina atinge 100% de ocupação de leitos de UTI públicos para Covid-19

Compartilhe

Por Victor Melo

Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro no fim da manhã desta terça-feira (23), na TV Jornal, o  presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, informou que Teresina já está com ocupação de 100% nos leitos de UTI Covid-19 públicos. 

Além disso, 9 pacientes já aguardam em fila de espera por uma vaga em leitos para o tratamento do vírus. Eles estão em salas de estabilização ou em UPAs da capital. Há 113 leitos na cidade, segundo a fundação. 

“De leitos clínicos, nós temos em torno de 88% da ocupação. A situação está difícil. Mas estamos tomando algumas medidas, como abertura de cinco novos leitos no Dirceu e mais cinco no HGV. Nós tivemos um problema nessa fase de agora que a rede privada reduziu significamente o número de leitos, por várias razões. Um leito de UTI custa muito caro. Hoje tenho 6 pacientes de convênios porque não tem hospital para receber esses pacientes", disse. 

Foto: TV Jornal

A expectativa que ainda na tarde de hoje o número de leitos disponibilizados com os pacientes em espera sejam equalizados. A maioria dos pacientes são oriundos do interior do Estado. "Espero que daqui para de tarde consigamos equalizar o número de pacientes com o número de leitos ofertados Com certeza é uma crise seríssima", completou. 


Sesapi explica sobre fluxo de gestão de leitos em relação à Covid-19

Nos últimos meses de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) , com a redução dos casos de Covid-19 (média de 360 por dia) e consequente queda nas internações e óbitos (média de seis por dia), o Comitê de Operações Emergenciais (COE-PI) aprovou a redução da quantidade de leitos e remanejou o restante para tratamento para outras patologias, com o retorno das cirurgias eletivas. 

“Com a diminuição de casos de Covid-19 e a consequente redução das internações, o Ministério da Saúde desabilitou os leitos financiados pelo governo federal. Agora, estamos tentando essas novas habilitações junto ao Ministério da Saúde, porém não é um processo tão rápido”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

Neste momento, o estado do Piauí conta com 234 leitos de UTI para o atendimento a pacientes com a Covid-19. Desse total, 65 leitos (27,9%) estão habilitados pelo Ministério da Saúde, por meio de portarias ministeriais (GM/MS 3576/18/12/2020 e GM/MS 3449 16/12/2020), que têm vencimento em fevereiro de 2021. Os 168 (72,1% ) restantes estão sendo custeados por entes do Estado – Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

 LEIA MAIS:  HGV implanta cinco novos leitos de UTI Covid-19 e suspende cirurgias

LEIA MAIS:  W.Dias tem nova reunião com COE para definir decreto contra Covid-19

LEIA MAIS:  Dr. Pessoa diz que fica preocupado com o fechamento da economia em THE

 


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar