Teresina atinge 100% de ocupação de leitos de UTI públicos para Covid-19

Além disso, 9 pacientes já aguardam em fila de espera por uma vaga em leitos para o tratamento do vírus. Eles estão em salas de estabilização ou em UPAs da capital.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Victor Melo

Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro no fim da manhã desta terça-feira (23), na TV Jornal, o  presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, informou que Teresina já está com ocupação de 100% nos leitos de UTI Covid-19 públicos. 

Além disso, 9 pacientes já aguardam em fila de espera por uma vaga em leitos para o tratamento do vírus. Eles estão em salas de estabilização ou em UPAs da capital. Há 113 leitos na cidade, segundo a fundação. 

“De leitos clínicos, nós temos em torno de 88% da ocupação. A situação está difícil. Mas estamos tomando algumas medidas, como abertura de cinco novos leitos no Dirceu e mais cinco no HGV. Nós tivemos um problema nessa fase de agora que a rede privada reduziu significamente o número de leitos, por várias razões. Um leito de UTI custa muito caro. Hoje tenho 6 pacientes de convênios porque não tem hospital para receber esses pacientes", disse. 

Foto: TV Jornal

A expectativa que ainda na tarde de hoje o número de leitos disponibilizados com os pacientes em espera sejam equalizados. A maioria dos pacientes são oriundos do interior do Estado. "Espero que daqui para de tarde consigamos equalizar o número de pacientes com o número de leitos ofertados Com certeza é uma crise seríssima", completou. 

Sesapi explica sobre fluxo de gestão de leitos em relação à Covid-19

Nos últimos meses de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) , com a redução dos casos de Covid-19 (média de 360 por dia) e consequente queda nas internações e óbitos (média de seis por dia), o Comitê de Operações Emergenciais (COE-PI) aprovou a redução da quantidade de leitos e remanejou o restante para tratamento para outras patologias, com o retorno das cirurgias eletivas. 

“Com a diminuição de casos de Covid-19 e a consequente redução das internações, o Ministério da Saúde desabilitou os leitos financiados pelo governo federal. Agora, estamos tentando essas novas habilitações junto ao Ministério da Saúde, porém não é um processo tão rápido”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.

Neste momento, o estado do Piauí conta com 234 leitos de UTI para o atendimento a pacientes com a Covid-19. Desse total, 65 leitos (27,9%) estão habilitados pelo Ministério da Saúde, por meio de portarias ministeriais (GM/MS 3576/18/12/2020 e GM/MS 3449 16/12/2020), que têm vencimento em fevereiro de 2021. Os 168 (72,1% ) restantes estão sendo custeados por entes do Estado – Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

 LEIA MAIS:  HGV implanta cinco novos leitos de UTI Covid-19 e suspende cirurgias

LEIA MAIS:  W.Dias tem nova reunião com COE para definir decreto contra Covid-19

LEIA MAIS:  Dr. Pessoa diz que fica preocupado com o fechamento da economia em THE

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES