10 alimentos ricos em potássio que protegem seu coração

O potássio é um mineral essencial que desempenha um papel crucial na manutenção da saúde do coração

Alimentos ricos em potássio fazem bem ao coração | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é segredo que seguir uma alimentação saudável faz bem à saúde e existem alguns alimentos que são importantes para ajudar a proteger a saúde do coração. Aqueles que são ricos em potássio conseguem fazer isso de forma eficiente, pois esse item ajuda a regular a pressão arterial, contribui para o bom funcionamento dos músculos e nervos e melhora o ritmo cardíaco.

Uma pesquisa publicada em julho de 2022 no European Heart Journal, periódico da Sociedade Europeia de Cardiologia mostrou que o consumo do potássio foi associado aos maiores ganhos de saúde em mulheres. "Os resultados sugerem que o potássio ajuda a preservar a saúde do coração, mas as mulheres se beneficiam mais do que os homens. A relação entre potássio e eventos cardiovasculares foi a mesma, independentemente da ingestão de sal, sugerindo que o potássio tem outras formas de proteger o coração, além de aumentar a excreção de sódio", explica a Dra. Caroline Reigada.

Alimentos ricos em potássio

Para ajudar a melhorar a alimentação, incluindo itens ricos em potássio, nós trouxemos uma lista com alguns destes alimentos. O primeiro deles é o pistache, que é fonte de potássio e gorduras saudáveis e é uma ótima opção para cuidar da saúde do coração.  "As oleaginosas regulam os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom), prevenindo arteriosclerose e hipertensão, contribuindo para um coração e um cérebro mais saudável", explica a nutricionista Natália Colombo.

O salmão também é outro importante aliado da saúde do coração. Este alimento é conhecido por ser rico em proteínas e ômega 3, mas ele também é uma ótima fonte de potássio. "Deve-se excluir a versão empanada frita! Use a versão empanada na farinha de amêndoas e no forno! Exclua dos temperos itens que contenham glutamato monossódico, amido modificado, xaropes e maltodextrinas", recomenda a nutricionista Fernanda Paulucci.

Quando consumido com moderação, o chocolate meio amargo fornece antioxidantes, potássio e benefícios para a saúde do coração. "Os chocolates com maior concentração de cacau têm ação vasodilatadora, melhoram a função vascular e contam com atividades antiplaquetárias, prevenindo a formação de placa de gordura dentro das artérias", explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.

Os feijões também não podem ficar de fora da alimentação de quem quer reforçar a saúde do coração. Isso vale principalmente para o feijão-preto, que possui aproximadamente 739 mg de potássio por xícara cozida. "Por serem alimentos [os feijões] muito fibrosos, eles diminuem a velocidade de absorção de uma refeição, o que é bom, pois diminuem o apetite e a liberação de hormônios que nos fazem ganhar peso", diz o nutricionista Fernando Castro.

Outros alimentos

Outros alimentos apontados por especialistas como fontes importantes de potássio e completam o top 10 são a banana, o abacate, batata-doce, espinafre, castanha-do-pará e uva-passa. "Vale lembrar que o aumento da ingestão de potássio tem sido relacionado também à prevenção de outros riscos cardiovasculares", acrescenta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). A profissional ressalta ainda que o mineral ajuda o corpo a excretar mais sódio na urina, o que ajuda no controle da pressão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES