Este tipo de dor pode ser sinal de colesterol alto, não ignore

O colesterol alto pode trazer uma série de consequências negativas para a saúde do paciente

O colesterol alto pode trazer várias consequências negativas para a saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colesterol alto pode trazer uma série de consequências negativas para a saúde do paciente e, portanto, não deve ser ignorado. Uma pessoa com diagnóstico de colesterol alto possui  substância gordurosa no sangue, podendo se acumular nas artérias, obstruindo-as. Isso se torna um risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como derrames e ataques cardíacos.

Algumas vezes, a pessoa pode não perceber que está com colesterol alto, mas há alguns sinais que podem aparecer e obrigar o paciente a ligar o alerta. Um deles, são as dores nos pés. Muita gente não sabe, mas isso pode indicar que os níveis de colesterol ruim estão descontrolados. Isso acontece, porque o fornecimento de sangue para essa parte do corpo é bloqueada.

Esse sinal é conhecido como isquemia crítica de membros, que diminui o fluxo sanguíneo para as extremidades, podendo atingir, além dos pés, as mãos e as pernas, o que causa úlceras, feridas e dor forte. Também chamada de “dor de repouso”, esse desconforto, no caso das pernas e pés, geralmente pode ser aliviada de forma temporária quando se pendura a perna sobre a cama ou levantando-se para caminhar.

Isquemia crítica de membros

A isquemia crítica de membros é um problema grave e não deve ser ignorado. Os cuidados e tratamento devem ser feitos por um cirurgião vascular ou especialista vascular. É  uma condição que ocorre quando há um fluxo sanguíneo insuficiente para os membros, geralmente devido a uma obstrução nas artérias.

Colesterol ruim

Assim como outros problemas de saúde, ter maus hábitos alimentares interfere diretamente no diagnóstico de colesterol alto. Alimentos embutidos, sem valor nutricional e processados, comuns na alimentação de muita gente, segundo a medicina possuem ligação direta com o aumento dos casos da doença.

Por outro lado, enquanto alguns alimentos representam um maior risco de ter colesterol alto, outros podem funcionar como aliados na prevenção e combate a essa doença. Uma dieta saudável e equilibrada contribui de forma significativa para reduzir a gordura no sangue. Além disso, a prática regular de atividade física também é uma importante aliada na hora de manter os níveis de colesterol equilibrados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES