4 alimentos que te deixam inchada para você ficar longe

A retenção de líquido deixa a pessoa com a sensação de que está inchada e é algo que incomoda bastante

Uma alimentação ruim pode contribuir para a retenção de líquido | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A retenção de líquido deixa a pessoa com a sensação de que está inchada e é algo que incomoda bastante. Isso acontece quando há um acúmulo em excesso de líquidos nos tecidos do corpo. Pés, mãos, pernas, tornozelos e abdômen são as partes do corpo em que o problema é percebido com mais frequência. Isso causa ganho de peso temporário, mas também causa a sensação de desconforto e cansaço.

Alguns fatores podem levar a esse problema e uma alimentação ruim é um deles. "Para evitar o quadro e o inchaço, é indicado que se dê preferência a alimentos naturais, como frutas, verduras, leguminosas e oleaginosas, pois esses alimentos possuem substâncias antioxidantes e desintoxicantes", afirma a nutricionista Thamires Cerqueira. A profissional lista alguns alimentos que podem causar a retenção de líquido. 

Alimentos ricos em sal e açúcar

O sal é rico em sódio, componente que leva o corpo a reter líquido e os alimentos ricos em sal estão entre as principais causas desse problema. Já os alimentos ricos em açúcar podem causar inflamação no corpo e desequilibrar os níveis de insulina. Todos os tipos de doces, como balas, caramelos e outros, devem ser evitados.

Alimentos industrializados

Os alimentos industrializados são extremamente prejudiciais à saúde e são um dos responsáveis pelo acúmulo de líquidos e aquela sensação de inchaço no corpo. Isso acontece por que eles são ricos em sódio. "O macarrão instantâneo, por exemplo, é um alimento rico em sódio, mas esquecemos que, por sua massa ser pré-pronta, frita, contém bastante gordura e conservantes, o que o torna ainda mais prejudicial", diz a nutricionista.

Bebidas açucaradas e álcool

Algumas bebidas como refrigerantes e sucos industrializados possuem um alto teor de açúcar, o que causa inflamação no corpo. Já as bebidas alcoólicas causam desidratação no organismo, o que afeta a função dos rins e resulta em retenção de líquidos."Lembrando que beber pouca água também pode contribuir para a evolução do caso", afirma Thamires Cerqueira.

Alimentos embutidos

Todos nós sabemos que alimentos embutidos, como mortadela, presunto, salsicha e outros ultraprocessados comumente possuem um alto teor de sódio, o que contribui para aumentar a sensação de inchaço. "A maioria desses produtos costuma levar corantes, conservantes e misturas de várias carnes", finaliza a nutricionista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES