Beber água ajuda a emagrecer? Entenda como isso acontece

O consumo regular de água pode trazer inúmeros benefícios para o corpo

O consumo de água traz muitos benefícios à saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Consumir água com regularidade é importante para manter a saúde em dia, pois o hábito ajudar a manter o bom funcionamento do organismo. Algumas pessoas acreditam que seus benefícios vão além disso e que a ingestão do líquido pode ajudar a emagrecer. Mas até que ponto isso é verdade? Existe algum embasamento científico?

O nutricionista responsável pelo programa Vigilantes do Peso no Brasil, Matheus Motta, em entrevista ao site Metrópoles, lembra que 60% do corpo humano é composto por água e, diante disso, ele explica que quanto mais ele estiver hidratado, melhor ele desempenhará suas funções e garantirá o bom funcionamento dos órgãos e músculos.

Além disso, a ingestão de água com regularidade influencia diretamente no metabolismo, contribuindo para que ele funcione de forma acelerada, contribuindo para a queima de gorduras e a perda de peso. A água também facilita a prática de atividade física, deixando-a mais eficiente, além de diminui o apetite, contribuindo assim para os resultados na balança.

“A falta de água pode trazer diversos malefícios que impactam diretamente nossa rotina, como a piora da memória e do raciocínio, por exemplo. Além disso, o metabolismo também corre o risco de ter seu desempenho prejudicado, dificultando a perda de peso. Justamente por esta razão, evidências apoiam uma conexão entre emagrecer e beber água”, afirma Motta.

Outros benefícios

É importante ressaltar que a importância de manter-se bem hidratado com o consumo regular de água vai muito além do que já foi citado, trazendo benefícios para o organismo como um todo. O hábito ajuda no controle da temperatura do corpo, mantém a hidratação da pele, contribui para evitar a prisão de ventre, ajuda na prevenção de cálculos renais, além de ser importante para a regularização da pressão sanguínea e para o transporte eficiente de nutrientes nos músculos.

Quantidade de água a ser ingerida

Manter a hidratação do corpo é importante, mas também não se deve esquecer que ingerir muita água também pode ser perigoso,  principalmente para quem tem doenças, como insuficiência renal ou cardíaca. No caso desses problemas, o corpo não consegue eliminar o excesso de água, podendo trazer consequências como inchaço, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial, dentre outros. Em média, costuma-se dizer que o indivíduo deve consumir dois litros de água por dia, no entanto, isso não é tão simples, esse cálculo deve levar em consideração a idade e o peso de cada pessoa. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES