Conheça as doenças que mais matam pessoas no Brasil e no mundo

É importante saber como evitar ou combater essas doenças para não ser vítima delas

A diabetes está na lista de doenças que mais matam no mundo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando se fala nas doenças que mais matam no mundo, boa parte das pessoas tende a pensar naquelas de ação rápida, que vez ou outra ganham os noticiários. No entanto, muitas delas não chegam a ocupar as primeiras posições no ranking das enfermidades que mais causam mortes pelo mundo. Hoje, nós vamos mostrar uma lista com as doenças mais mortais e como combatê-las.

Doença isquêmica do coração, ou doença das artérias coronárias, é a doença mais letal do mundo. Ela acontece quando há o estreitamento dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração. Se não for tratada, a doença pode causar dores no peito, insuficiência cardíaca e arritmias. Embora ainda figure como a principal causa de mortalidade, as taxas diminuíram em muitos países europeus e nos Estados Unidos.

Uma forma de prevenir a doença é tomando medidas para melhorar a saúde do coração. Além disso, algumas maneiras de diminuir o risco incluem alcançar ou manter um peso moderado; exercitar-se regularmente; evitar fumar, se aplicável; seguir uma dieta equilibrada com baixo teor de sódio e rica em frutas e vegetais e beber com moderação.

Acidente vascular Cerebral (AVC)

Um AVC acontece quando uma artéria no cérebro vaza ou é bloqueada. Isso mata, em questão de minutos,  as células cerebrais privadas de oxigênio. Durante um derrame, a pessoa pode apresentar dificuldade para andar ou enxergar e ter dormência súbita. Se não for tratado, essa doença pode trazer incapacidades de longo prazo.

A prevenção do derrame inclui a adoção de um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física regular e alimentação equilibrada com baixo teor de sódio. Controlar a pressão arterial a pressão arterial também é fundamental. Também é aconselhável não exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e ficar longe do fumo.

3. Infecções respiratórias

Chamamos de infecção respiratória inferior é uma infecção que acomete as vias respiratórias e nos pulmões. Pode ser devido a: pneumonia, gripe, bronquite ou tuberculose. Embora as infecções respiratórias inferiores sejam causadas comumente por vírus, elas também podem ser causadas por bactérias. Uma das melhores medidas preventivas a essa doença é tomar a vacina contra a gripe todos os anos. Hábitos como lavar as mãos regularmente com água e sabão também ajuda a prevenir. 

Lista das 10 doenças mais letais, segundo o site Meu Valor Digital:

1. Doença isquêmica do coração

2. Acidente vascular Cerebral (AVC)

3. Infecções respiratórias

4. Doença pulmonar obstrutiva crônica

5. Cânceres de traqueia, brônquios e pulmão

6. Diabetes

7. Doença de Alzheimer e outras demências

8. Diarreia

9. Tuberculose

10. Cirrose



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES