Conheça as vantagens do segundo alimento mais nutritivo do planeta

Saudável, saboroso, versátil e acessível, assim é a segunda comida mais rica em nutrientes do mundo

Apostar em alimentação saudável é a chave para viver com mais saúde | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Saudável, saboroso, versátil e acessível, o ovo é a segunda comida mais rica em nutrientes do mundo, perdendo apenas para o leite materno. Esse alimento é uma importante fonte de proteínas, vitaminas e minerais e, apesar de ser o queridinho entre os atletas, ele pode ser incluído nas mais variadas dietas. 

Nesse alimento são encontradas vitaminas A, D, E e K, e todas as do complexo B, principalmente a vitamina B9 e a B12. Por ser uma fonte de proteína barata e de alta qualidade, ele é um alimento acessível a todos os bolsos. Mais da metade da proteína do ovo está presente na clara, que também inclui vitamina B2 e quantidades menores de gordura do que a gema. 

Os ovos também ajudam a diminuir a pressão arterial e otimizam a saúde dos ossos. Além disso, são uma importante fonte de selênio, que é um antioxidante que ajuda no funcionamento da tireoide, do sistema imunológico e da saúde mental, junto com as vitaminas D, B6, B12, zinco e ferro. Os ovos também ajudam a diminuir o risco de degeneração macular e catarata. 

Ajuda a manter os músculos 

O ovo é o queridinho do cardápio de quem faz musculação, pelo seu poder de manter a massa muscular devido à leucina presente na clara. Essa substância é uma aliada tanto de quem quer ganhar massa muscular, como também de pessoas que buscam reduzir a velocidade da atrofia muscular que acontece com a passagem dos anos. 

Memória mais afiada

Os ovos também são capazes de melhorar a memória daqueles que os consomem com frequência. Por ser rico em colina, esse alimento ajuda na ligação dos neurônios. Segundo especialistas, com dois ovos por dia uma pessoa consome a quantidade suficiente desse nutriente para turbinar sua memória. 

Para as grávidas e para quem quer engravidar

Os ovos não um aliado apenas de quem treina pesado e busca hipertrofia. A mulheres que querem engravidar também podem tirar benefícios desse alimento, devido ao ácido fólico. Esse nutriente deve ser consumido por toda mulher grávida ou que quer engravidar precisa, para garantir a boa formação do feto. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES