Conheça remédio injetável que reduz 52% do colesterol alto

Acúmulo do composto nos vasos sanguíneos é uma das principais causas de doenças cardiovasculares no Brasil

São necessárias apenas duas aplicações ao ano para reduzir até 52% dos níveis de colesterol ruim | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos adultos no Brasil têm um diagnóstico de colesterol alto. Na população geral, a prevalência também é alarmante: na última pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde que perguntou aos brasileiros sobre a dislipidemia – elevação de colesterol e gorduras no sangue –, 22,6% respondeu ser acometido pelo quadro.

Com os números alarmantes, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o controle do colesterol ruim (LDL). O remédio injetável não substitui a tradicional estatina, mas deve ser usado em conjunto com ela. O remédio de duração prolongada, que já havia sido aprovado pela FDA, agência que regula medicamentos nos EUA, precisa ser aplicado  apenas duas vezes ao ano.

O inclisiran (ou Leqvio, nome comercial do produto) é da fabricante Novartis é indicado para pacientes de com alto risco cardiovascular, ou seja, que já sofreram infarto ou AVC isquêmico. Além disso, é recomendado para adultos com hipercolesterolemia primária (colesterol alto familiar ou não familiar) e dislipidemia mista (quem tem alterações no colesterol e triglicérides).

Trata-se da primeira droga de uma nova classe medicamentosa que usa interferência de RNA (RNAi) para aumentar a capacidade do fígado de remover o colesterol ruim do sangue, o LDL. Segundo a cardiologista Roxana Mehran, do Instituto Cardiovascular da Universidade Mount Sinai School of Medicine, o inclisiran representa inovação e avanço no controle do colesterol. “São ministradas duas doses ao ano. Os estudos mostram que ele reduz mortalidade e eventos cardiovasculares (infarto e AVC)”, resume.

Como funciona? 

O inclisiran é administrado no consultório como uma injeção subcutânea a cada seis meses. Estudos mostraram que essas duas aplicações ao ano já são suficientes para reduzir, em média, 52% dos níveis de colesterol ruim (LDL) de forma efetiva. A droga  atua de forma diferente de outras terapias, impedindo a produção da proteína-alvo (PCSK9) no fígado, aumentando a captação hepática de LDL e eliminando-o da corrente sanguínea.

Dezessete meses após iniciado um estudo clínico, oito em cada dez pessoas que tomaram inclisiran associada à estatina atingiram a meta de colesterol recomendada, inferior a 70 mg/dL. Já só duas em cada dez pessoas que tomaram placebo, associado à estatina, alcançaram a meta. Vale frisar que o medicamento atua de forma diferente de outras terapias, impedindo a produção da proteína-alvo no fígado, aumentando a captação hepática de LDL e eliminando-o da corrente sanguínea.

Efeito colateral e valor

O inclisiran foi bem tolerado, segundo a Novartis, que fabrica a medicação. Entre os efeitos colaterais observados, as reações no local da injeção foram as mais frequentes. Os demais foram geralmente leves, e nenhum foi grave ou persistente. O custo do inclisiran é alto, informou a cardiologista Roxana Mehran, embora a Novartis não tenha divulgado o valor da medicação no Congresso Mundial de Cardiologia. Nos Estados Unidos, o tratamento chega a custar até US$ 6.000 por ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES