Consumo de chocolate ajuda na redução da pressão arterial

Cardiologista explica que o consumo do chocolate por quem sofre de hipertensão pode ser benéfico, quando feito conscientemente.

Chocolate | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O chocolate é uma das paixões mais comuns quando o assunto é doce. Muito versátil e podendo assumir diversas formas e sabores, durante a páscoa seu consumo é ainda mais intenso. Porém, em alguns casos é comum haver dúvidas quanto a sua interferência na saúde, esse é o caso de quem sofre com hipertensão.

 Eflausina Veloso é hipertensa e afirma que cortou o consumo de chocolate da sua dieta por receio de dificultar ainda mais sua condição. Alcino Sá, cardiologista e especialista em hipertensão afirma que essa é uma das principais dúvidas que surge em seu consultório nesta época do ano.

Leia Mais

 O cardiologista explica que o consumo do chocolate por quem sofre de hipertensão pode ser benéfico, quando feito conscientemente. A especificação recomendada é que o doce tenha altos níveis de concentração de cacau, com uma porcentagem de 70 a 100%.

Os benefícios de comer chocolate 

 “Existem diversas pesquisas que mostram que o consumo diário de chocolate pode reduzir a pressão arterial em até 4,5 ou 5 milímetros de mercúrio na pressão arterial”, conta o médico.

 Ele conta que não é possível responder sobre a quantidade recomendada especificamente porque existem pesquisas com quantidades variadas, mas deve-se ter em mente que o consumo excessivo leva ao ganho de peso, que é maléfico para a hipertensão.

 “Então, o ideal é haver um equilíbrio para evitar essa situação, mas conseguir ter uma dieta gostosa e que reduza a pressão arterial”, encerra Alcino Sá.

Por: Assislene Carvalho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES