Descubra como acelerar o metabolismo e emagrecer mais rápido

Quanto mais acelerado, mais energia ele gasta e maior será o gasto calórico

Exercícios para hipertrofia ajudam a acelerar o metabolismo | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Metabolismo é o nome dado ao conjunto das reações químicas que ocorrem num organismo vivo com o objetivo de promover a satisfação de necessidades estruturais e energéticas. Esse processo precisa de energia para acontecer e quanto mais se acelera, mais energia ele gasta. Diante disso, o gasto de calorias também é acelerado, tendo impacto no emagrecimento.

Existem algumas formas de acelerar o metabolismo de forma natural, potencializando a perda de calorias e de peso. Para ajudar  nisso, a médica endocrinologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Dra. Luiza Esteves, reuniu algumas dicas importantes de como chegar a esse resultado. 

Aumento de massa muscular

Uma das formas eficazes de tornar o metabolismo mais rápido é buscando a hipertrofia. “O aumento de massa muscular e de massa magra faz com que o metabolismo basal cresça, porque o músculo é um tecido que gasta mais energia ao longo do dia, mesmo quando você está parado, do que a gordura, por exemplo. Então, quem tem mais músculo vai gastar mais energia ao longo do dia. É importante a prática de atividade física resistida com o objetivo de ganhar massa muscular para você poder aumentar o seu metabolismo”, diz a doutora Luiza.

Os exercícios físicos aeróbicos também são importantes aliados desse processo. Atividades como caminhada, bicicleta, corrida e natação são algumas das opções que ajudam no gasto calórico. “Há inúmeros benefícios cardiovasculares e para a saúde. Então, são importantes tanto para acelerar o metabolismo quanto para você melhorar a sua aptidão”, complementa Esteves.

Sem dietas restritivas

Fazer dietas restritivas deixa o corpo sem energia e vai de encontro com o objetivo de aceleração metabólica. “Se você está dando menos energia e menos calorias, seu corpo entende que está passando por uma situação de estresse e que precisa diminuir o gasto metabólico dele. Sendo assim, o que o nosso corpo faz? Se adapta e com isso diminui a taxa metabólica basal. Tem que ter cuidado com essas dietas restritivas quando são realizadas por tempo mais prolongado”, orienta a médica.

Atividade física não programada

Essa é uma opção necessária para quem trabalha por muito tempo sentado, por exemplo. É necessário movimentar o corpo. “Diminuir o tempo sedentário para quem faz trabalho a mais em home office, que fica o dia inteiro sentado. Fazer pausas a cada meia hora e levantar um pouco. Isso pode trazer benefícios para a saúde e, também, você vai ajustar aumentando um pouco mais seu metabolismo”, encerra Luiza Esteves, em entrevista ao Sport Life.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES