Saiba como acelerar o metabolismo e emagrecer mais rápido

Conheça dicas que podem te ajudar a acelerar o metabolismo e ter um emagrecimento mais rápido

O seu metabolismo é, basicamente, as calorias que o seu organismo queima para te manter vivo | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você tem o metabolismo lento e uma dificuldade para emagrecer? Calma, você não está sozinho. Essa condição é uma realidade para muitas pessoas. Acelerar o metabolismo é um fator desejado pela grande maioria das pessoas que querem emagrecer. Mas o que significa isso? O seu metabolismo é, basicamente, as calorias que o seu organismo queima para te manter vivo.

A velha receita para perder peso prevalece: você precisa ingerir menos calorias do que gastar. Esse gasto não envolve apenas a prática de exercícios físicos. O seu corpo está utilizando energia 100% do tempo, inclusive ao digerir alimentos. Para entender melhor esse processo, o metabolismo pode ser dividido em três etapas:

  • 1. Taxa metabólica basal: corresponde ao número de calorias que o seu corpo queima apenas para continuar vivo, com todos os órgãos funcionando. Esse número varia entre as pessoas, uma vez que deve considerar peso, altura, gênero, composição múscular e outros fatores pessoais.

  • 2. Termogênse de atividade sem exercício: todos os movimentos que você pratica também queimam calorias e fazem parte da termogênse adaptativa realizada pelo corpo. Se você trabalha em um escritório e fica sentado ao computador o dia todo, sua termogênese adaptativa será menor do que a de alguém que trabalha de pé, por exemplo.

  • 3. Termogênese da atividade física: indica as calorias gastas com exercícios físicos, as quais variam de indivíduo para indivíduo. A partir destes três pontos, você pode acelerar o seu metabolismo realizando alterações na sua dieta ou praticando esportes. No caso de mudanças na alimentação, não é só a quantidade de calorias ingeridas que pode colaborar com o processo de emagrecimento.

Embora não seja possível alterar drasticamente o metabolismo basal do seu corpo, existem algumas estratégias que podem ajudar a impulsionar ligeiramente o seu metabolismo. Conheça algumas dicas a seguir. 

Hidratação adequada

Beber água suficiente é importante para manter um metabolismo saudável. A desidratação pode diminuir temporariamente o metabolismo, portanto, certifique-se de se manter bem hidratado ao longo do dia.

Alimentação balanceada

Consumir uma dieta equilibrada e adequada em termos de calorias é fundamental. Além disso, incluir alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras saudáveis pode ajudar. Existem alguns alimentos chamados  de termogênicos naturais, que possuem uma digestão mais difícil. Por essa razão, eles exigem que o organismo gaste uma quantidade superior de energia para concluir esse processo. Conheça exemplos a seguir. 

  • Gengibre;

  • Canela;

  • Chá verde;

  • Café.a acelerar o metabolismo devido ao efeito térmico dos alimentos. 

Além disso, é importante lembrarmos que o consumo de vitaminas e minerais é fundamental para ‘ativar’ o uso dessa energia. Ferro, vitaminas do complexo B, vitaminas C e E e selênio devem ser priorizados, mas outros nutrientes também não podem ser deixados de lado.

Exercícios aeróbicos

Incorporar atividades físicas aeróbicas, como corrida, natação ou ciclismo, em sua rotina pode aumentar temporariamente a taxa metabólica e o gasto calórico durante e após o exercício.

Treinamento de força

Realizar exercícios de resistência, como levantamento de pesos ou treinamento de força, ajuda a aumentar a massa muscular. Isso é importante, pois o tecido muscular requer mais energia para ser mantido, o que pode aumentar o metabolismo basal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES