Dia das Mães: Conheça dicas para um bem-estar gestacional

O bem-estar gestacional é essencial para que o nascimento do filho seja um momento especial, em que a saúde da gestante e do bebê estão sob controle

O Dia das Mães é uma data superespecial que tem como objetivo exaltar a maternidade | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2023, o Dia das Mães é comemorado no dia 14 de maio, segundo domingo do mês, a data especial leva pais e filhos a buscarem presentes e formas de agradecimento a todas as mamães. As mulheres que já são mães, por sua vez, refletem sobre as gestações passadas, enquanto as que estão planejando a gravidez buscam dicas para manter o bem-estar gestacional, garantindo a saúde dos seus futuros filhos desde o início do planejamento.

De fato, o bem-estar gestacional é essencial para que o nascimento do filho seja um momento especial, em que a saúde da gestante e do bebê estão sob controle. Para contribuir com as futuras mamães, separamos no conteúdo de hoje dicas imperdíveis que vão ajudar a ter uma gravidez saudável.

Alimentação

O cuidado com a alimentação é um dos primeiros elementos que devem ser considerados pelas gestantes ou mulheres que desejam planejar uma gestação saudável. A recomendação principal é cortar alimentos processados e embutidos, pois eles têm alta concentração de sódio, açúcares e gorduras que são prejudiciais à saúde. Além disso, mulheres com predisposição à hipertensão ou diabetes podem ter esses quadros agravados sem uma alimentação adequada. O ideal é que a gestante insira na dieta mais opções naturais, como verduras, legumes, oleaginosas, grãos — principalmente os integrais — e frutas.

Descanso

Durante o início da gestação, muitas mulheres relatam sonolência e aumento da sensação de cansaço. É essencial durante essa fase manter boas noites de sono, com um sono restaurador que contribua para o bem-estar gestacional. Vale lembrar que, durante a noite, são produzidos hormônios importantes para o controle do apetite e aumento do bem-estar, de forma que devem ser preservados períodos adequados de sono — ao menos 8 horas por noite.

Atividades físicas moderadas

A realização de atividades físicas é importante para manutenção da saúde cardiovascular, controle do peso e garantia do bem-estar na gravidez. A recomendação é optar por exercícios moderados, principalmente se a mulher não estiver adaptada a uma rotina de atividades físicas. Entre as opções estão: caminhadas, hidroginástica, yoga, pilates, entre outras.

Hidratação

Durante a gravidez, o bem-estar gestacional também está relacionado com a estética. O uso de hidratantes e óleos é importante para evitar o ressecamento da pele que causa desconforto e pode favorecer o surgimento das estrias devido ao estiramento das fibras elásticas. Além disso, a hidratação é feita de dentro para fora, portanto, o consumo adequado de água é fundamental para manutenção da saúde, bem-estar e aparência.

Qual é a importância do pré-natal durante os cuidados da gravidez?

Os cuidados do dia a dia da gestante devem ser acompanhados por meio de um acompanhamento pré-natal completo. É nesse momento que o médico obstetra pode contribuir para o bem-estar gestacional e ajudar a garantir a saúde da gestante e do bebê.

Alguns cuidados do pré-natal incluem:

Monitoramento do desenvolvimento fetal, por meio da realização de exames de ultrassom;

Exames clínicos e laboratoriais para avaliar a saúde da gestante;

Atualização do calendário de vacinação;

Prescrição de suplementos que contribuam no desenvolvimento fetal, tal como o ácido fólico;

Controle de doenças pré-existentes, principalmente diabetes e hipertensão;

Informações sobre hábitos que podem ser prejudiciais à saúde materna e fetal;

Orientação nutricional, com definição de uma dieta balanceada e individualizada;

Recomendações sobre amamentação, parto e puerpério;

Controle do peso, auxiliando no bem-estar durante a gravidez.

É possível cuidar do bem-estar na gravidez antes de engravidar?

Os pais podem começar a atenção à gravidez antes mesmo dela acontecer. O planejamento, seguido de cuidados prévios, pode contribuir para a obtenção de uma gestação mais saudável e equilibrada. Dentre as recomendações para quem está planejando engravidar está a eliminação de hábitos prejudiciais, que incluem tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas e o sedentarismo. 

Além disso, a mulher pode iniciar a ingestão de ferro e ácido fólico antes mesmo de engravidar, o que aumenta as chances do bom desenvolvimento fetal caso a gravidez aconteça. Portanto, existem várias formas de garantir o bem-estar gestacional, incluindo cuidados antes da obtenção da gravidez, hábitos diários e o acompanhamento pré-natal adequado com um médico obstetra de confiança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES